segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prefeitura realiza 2ª Conferência Municipal de Cultura


conferenciacultura-5A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu, no último final de semana (09 e 10/08), a 2ª Conferência Municipal de Cultura. Trabalhando o tema “Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema nacional de cultura”, a atividade aconteceu no auditório Padre Antônio Carlos Vander Velden, em Pontezinha, e teve o objetivo de propor estratégias de articulação e cooperação institucional para debater a cultura local e seus aspectos de identidade, memória, produção simbólica, gestão, proteção, participação social e plena cidadania.
conferenciacultura-3
A abertura da conferência foi realizada na sexta-feira à noite (09), e contou com a participação da vice- prefeita, Edna Gomes; do secretário executivo de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa; de representantes do Conselho de Cultura, conferenciacultura-4bacamartes, artistas plásticos, ceramistas e caboclinhos, além de grupos de teatro e coco de roda.
Na ocasião, a vice-prefeita convocou o público a fazer um minuto de silêncio em homenagem ao ator e produtor teatral Marcelo Rhwushansky, morto há quatro meses. Ela ainda afirmou sobre a força que a conferência tem em expandir a cultura local. “Esse é um grande momento, onde discutimos o que realmente significa cultura e que devemos tratá-la como uma política pública”, destacou.
Rinaldo da Costa também frisou a importância da conferência. “Apostamos em um evento de excelência com propostas exequíveis para contribuir com os interesses em comum”, disse. Assessor da Secretaria de Cultura do Recife, Zezo Oliveira esteve presente na abertura e falou do significado dos três conceitos culturais, cidadania, simbólico e econômico para a cidade. “Todos estamos sujeitos a histórias e todo cidadão é capaz de fazer cultura. Que essa estrutura se prolongue independente de ações governamentais”, comentou ele.
conferenciacultura-2No sábado, a programação contou com a apresentação do plano de ação da Secretaria de Cultura e Lazer, palestras, leitura e aprovação do regimento interno, trabalhos em grupo, plenária para sistematização das propostas. Ao final, foram escolhidos sete delegados para representar o município na Conferência Estadual de Cultura para defender as propostas escolhidas.


Texto: Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Ivan Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário