segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Município promoveu 3ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial


DSC_0704A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial realizou, promoveu no último sábado (10/08) a 3ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial. Com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo por um Brasil Afirmativo”, a ação teve o objetivo de abrir um espaço para discussão de propostas ligadas a políticas de enfrentamento ao racismo e igualdade. A conferência aconteceu no auditório Luiz Alves Lacerda, localizado ao lado da escola-modelo de Garapu.
A abertura da atividade começou na última sexta-feira (09) e reuniu centenas de pessoas, entre elas a vice-prefeita do município, Edna Gomes; a representante do comitê organizador da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Etnico Racial, Maria Auxiliadora; a representante do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Piedade Marques; e o representante do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Pai Luiz Ramos.
DSC_0697Na ocasião, Edna Gomes ressaltou a importância que o povo representa na sociedade. “A democracia é feita pelo povo e é mediante a isso que me sinto à vontade de estar aqui hoje participando da abertura da Conferência de Igualdade Racial”, destacou. “O prefeito Vado da Farmácia quer e vai atender da melhor maneira possível as políticas públicas da igualdade racial, pois queremos uma cidade melhor para todas e todos”, finalizou Edna.
A assessora Especial da Secretaria de Programas Sociais, Maria do Carmo da Silva, avaliou a conferência como um ponto extremamente positivo do governo pela luta da igualdade. “Estarmos reunidos ouvindo todas as dificuldades da sociedade civil é bastante importante, pois precisamos dessa união para lutarmos juntos diante deste preconceito, e nós enquanto governo temos que estar atentos para ajudar e realizar ações voltadas à igualdade racial”, declarou.
DSC_0659A 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial é também uma preparação para o evento regional. As propostas consolidadas serão encaminhadas à Conferência Regional de Igualdade Racial, que acontecerá que acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto no Sest/Senat, localizado às margens da PE-60, e após isso será levada à Conferência Estadual, que acontece entre os dias 22 e 24 deste mês.
No sábado (10) pela manhã, houve a composição da mesa que tratou do tema “Política Municipal de Promoção de Igualdade Racial”. Também houve a leitura e aprovação do regimento interno e em seguida foram formados os grupos de trabalho para a realização da plenária final. À tarde, foram apresentadas e aprovadas as propostas. Após a aprovação das propostas que serão levadas à Conferência Regional, foram eleitos os delegados que representarão o município no evento. Serão 10 delegados (sendo três do governo e sete da sociedade civil).
DSC_0683
Para a participante Lourdes Gomes, 55, essa ação é mais uma conquista do governo. “O foco maior é tirar do papel as propostas e pôr em prática, para que todos possam garantir os seus direitos”, pontuou.
DSC_0651
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário