terça-feira, 27 de agosto de 2013

Município se reúne com Reitoria do IFPE para alinhar detalhes do campus provisório


IMG_2601À convite da Reitoria do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), a vice-prefeita do Cabo de Santo Agostinho, Edna Gomes, e o secretário de Educação, Elias Santos, participaram nesta segunda-feira (26/08) de uma agenda de trabalho com a comissão da terceira expansão do Instituto. O encontro teve o objetivo de alinhar com as prefeituras do Cabo, Jaboatão dos Guararapes e Palmares, que oferecerão instalações provisórias para os novos campi, as adequações necessárias para que estes estejam aptos a receber os alunos já no início de 2014. A reunião aconteceu na própria Reitoria, situada no Recife.
A reitora do IFPE, Cláudia Sansil, destacou a importância deste alinhamento com os gestores das cidadesIMG_2606que vão receber os campi de maneira provisória. “Estamos pensando em cada detalhe para otimizar o funcionamento destas instalações provisórias. Nosso objetivo é manter o padrão de qualidade que é ofertado pelo IFPE e para isso precisamos trabalhar em conjunto com as prefeituras de forma alinhada e efetiva”, ressaltou.
No município do Cabo, a sede provisória será na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo (Fachuca). De acordo com a vice-prefeita, Edna Gomes, o prefeito Vado está realizando as adequações necessárias para atender as exigências do padrão de qualidade do IFPE. “Este é um momento de muito diálogo entre duas instituições e a Prefeitura vai trabalhar para que os alunos se sintam bem acolhidos e tenham boas condições de se capacitarem”, relatou.
IMG_2612O presidente da comissão da terceira expansão do IFPE, Daniel Assunção, pediu a colaboração das prefeituras na questão da infraestrutura e solicitou que fossem providenciadas algumas demandas como segurança no local, iluminação, limpeza, sinalização para o acesso e no prédio, entre outras atribuições. Para o secretário de Educação, Elias Santos, o município tem total interesse em trazer mais esta oferta de qualificação profissional para os cabenses, principalmente uma instituição de renome como o IFPE. “Nós que fazemos a educação no município faremos os esforços necessários para implantar o quanto antes estes cursos”, salientou. Também estiveram presentes os prefeitos de Jaboatão, Elias Gomes, e de Palmares, João Bezerra.
INSTALAÇÃO PROVISÓRIA – No mês de setembro, a sede provisória do Cabo já estará recebendo pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), o curso de técnico em hospedagem. A perspectiva é que no início de 2014 também sejam implantados mais dois cursos técnicos regulares, escolhidos em audiência pública, meio ambiente e logística. O terceiro curso que também foi escolhido através de audiência, técnico em cozinha, só será ofertado no campus definitivo do instituto, a ser erguido em um terreno de 14,6 hectares (doado pela Prefeitura Municipal) e tem previsão para começar a funcionar em 2015.
Texto e fotos: Loyane Farias – Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário