quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cabo participa das atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno promovida pelo Estado




O Cabo de Santo Agostinho participou nessa quinta-feira (1º), das atividades para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizada pelo Governo do Estado. O município foi representado pelos integrantes da Secretaria de Saúde do Cabo. No local, estavam reunidos profissionais de instituições estaduais, municipais e privadas da Região Metropolitana do Recife. O evento aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no Recife.
Na ocasião, a gerente de Saúde da Criança e do Adolescente do Estado, Alessandra Fam, fez uma explanação sobre as ações para o fortalecimento do Aleitamento Materno em Pernambuco. Alessandra ainda comentou que nas perspectivas 2013/2014, estão presentes o Projeto “Amamenta e Alimenta” e a criação do Comitê Estadual de Aleitamento Materno. “Este grupo será construído para fortalecer a Política de Aleitamento Materno em todas as regiões do Estado”, explicou a gerente.
Durante o evento houve apresentação cultural com leitura de cordel, representada pela coordenadoria de Educação e Arte Popular do Cabo e uma peça teatro com fantoches das voluntárias do Comitê de Aleitamento Materno do Hospital Memorial Guararapes.
Na oportunidade, Alessandra Fam, citou a Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, localizada no distrito de Ponte dos Carvalhos, como uma das unidades que trabalham desenvolvendo ações que fazem parte do processo para que a unidade ganhe o título ‘Hospital Amigo da Criança’. “A equipe do Cabo não tem medido esforços para conquistar este título tão importante para o município”, destacou.
AMIGO DA CRIANÇA- A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de promover, proteger e apoiar o Aleitamento Materno. O IHAC também visa combater a livre propaganda de leites artificiais para bebês informar profissionais e o público em geral sobre a importância do Aleitamento Materno; e trabalhar pela adoção de leis que protejam a mulher que está amamentando.
Estiveram presentes no evento, a gerente de Atenção à Saúde, Juliana Vieira, os coordenadores de Aleitamento Materno, Taciana Ferraz, da Criança e do Adolescente, Nóbelia Duarte e de Educação em Saúde, Beto Vieira.
AME CABO- Para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, o município está preparando o segundo AME CABO- Aleitamento Materno Exclusivo. A atividade visa conscientizar à  população sobre a importância  do aleitamento Materno. O evento vai acontecer  no dia 15 de agosto, a partir das 10h, no Largo da Estação Ferroviária (Centro).
Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/ Cabo


Nenhum comentário:

Postar um comentário