quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Professora da rede municipal lança livro para incentivar docentes


IMG_2488Valorizar e divulgar os talentos dos educadores da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho. Foi com esse objetivo que a Prefeitura Municipal promoveu nesta quarta-feira (07/08) o lançamento do livro “Leleco, a largatixa que perdeu a cauda”, de autoria da professora da rede, Abigail Souza. A Secretaria de Educação, que organizou o evento, também aproveitou para realizar mais uma formação para os docentes visando estimular esses profissionais a trabalharem cada vez mais a leitura e escrita com os estudantes. A ação aconteceu no auditório da escola-modelo Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu.
fotoA programação contou com a palestra da autora do livro, que deu relatos de sua vivência como professora e escritora, e apresentações culturais envolvendo alunos e professores da rede municipal. De acordo com a coordenadora de Análise de Rede, Fátima Almeida, a leitura tem um papel fundamental para o desenvolvimento intelectual do educando. “Estamos trabalhando a formação continuada dos professores com foco na leitura e na escrita dos alunos oportunizando a melhoria na qualidade do ensino do município”, ressaltou.
IMG_2495Para a supervisora da escola-modelo Vereador Reginaldo Loreto, da Nova Era, Maria do Socorro Gomes, ouvir a experiência da colega Abigail a incentivou bastante. “As palavras da escritora nos motivou a despertar ainda mais nos alunos a prática pela leitura e ainda explorar o potencial de cada um”, avaliou. “O que podemos ver aqui é que a literatura infanto-juvenil é uma ferramenta que pode ajudar a trabalhar muitas coisas de forma lúdica com a criançada, melhorando inclusive o seu desempenho na sala de aula”, pontuou.
O Livro “Leleco, a lagartixa que perdeu a cauda” conta a aventura das personagens Leleco (a lagartixa), Querubina (barata) e Tetei (sapo) que gira em torno da amizade, do companheirismo e fazem uma reflexão acerca de temas atuais, como inclusão, aceitação das diferenças, desmatamento, preservação do meio ambiente, cadeia alimentar, entre outros. A literatura vem ajudar as crianças a superar as limitações de ordem física e a vergonha de ser diferente através do acolhimento e a solidariedade vivida pelos personagens. A obra é uma publicação da editora Pingo de Ouro.
Texto: Loyane Farias- Secom/Cabo
Fotos: Ivan Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário