sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Município realiza 2º AME Cabo pelo aleitamento materno exclusivo


Ameindex11A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (15/08) o 2º AME Cabo – Aleitamento Materno Exclusivo. A ação teve como objetivo orientar e incentivar mães ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê. A atividade, desenvolvida pelas coordenações de Aleitamento Materno e da Saúde da Criança e do Adolescente, aconteceu no Largo da Estação Ferroviária, localizada no Centro.
ameindex62
O AME Cabo celebrou o Dia da Gestante (comemorado nesta quinta) e fez alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, festejado no início deste mês. Na oportunidade, a coordenadora do Aleitamento Materno do Cabo, Taciana Ferraz, comentou a importância do evento. “O AME Cabo é fundamental para as mães, pois, aqui, estamos tirando todas as dúvidas e quebrando alguns mitos em relação à amamentação”, disse.
Na ação, mães e gestantes ganharam fraudas descartáveis, panfletos e uma cartilha ilustrada com explicações sobre amamentação. Além disso, as odontopediatras que fazem parte da equipe da Política de Saúde Bucal realizaram palestras e demonstrações de escovação correta e de como fazer a limpeza correta da boca de um bebê.
ameindex7Para o secretário de Saúde, Luís Lima, a ação foi bastante produtiva e oportuna. “As atividades realizadas no AME enfatizam a importância da amamentação, além de ensinar e mostrar os benefícios do aleitamento materno exclusivo”, ressaltou.
Durante a palestra, a coordenadora do Banco de Leite Humano do Estado, Amenaide Teixeira, explicou que se maioria dos bebês fosse amamentada exclusivamente ao seio até os seis meses de idade, isso salvaria milhões de crianças no mundo todos os anos. “Se a criança continuar amamentada até dois anos ou mais, seu desenvolvimento pode ser muito melhor”, destacou ela. “Com seis meses, deve-se introduzir a alimentação complementar, de forma lenta e gradual, com orientações adequadas para a prática da alimentação saudável”, terminou.
ameindex4O evento também levou informação para mães e gestantes de forma lúdica, com a leitura de cordel, apresentada pela coordenação de Educação e Arte Popular do Cabo e com uma peça teatro dos alunos de enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE). Eles fazem parte do Projeto Vida de incentivo ao aleitamento materno, realizado no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam).

Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário