quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Vado participa de reunião de monitoramento do Pacto pela Vida no Recife


IMG_9070O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, participou nesta quinta-feira (08/08) da 24ª Reunião do Comitê Gestor Executivo do Programa Pacto pela Vida. A atividade, realizada na Secretaria Estadual de Planejamento, no Recife, reuniu secretários estaduais, autoridades de segurança e representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, com o objetivo de monitorar os índices de criminalidade em todas as áreas do Estado e discutir estratégias para reduzir a violência.
Durante a reunião, o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Frederico Amâncio, elogiou a presença do prefeito. “Ficamos muito satisfeitos quando um gestor municipal participa dessas nossas atividades, principalmente o prefeito de um dos municípios que vêm se desenvolvendo muito em Pernambuco, que é o Cabo de Santo Agostinho”, declarou. IMG_9025
Ele destacou os índices que o município – pertencente à Área Integrada de Segurança (AIS) 10 – apresentou nos últimos meses. “Tivemos uma redução de homicídios significativa no Cabo neste primeiro semestre. A AIS 10 (Cabo e Ipojuca) foi a que teve um dos melhores resultados. O que temos são pontos de criminalidade, por isso a importância dessa integração com a prefeitura para trabalhar para a diminuição nessas áreas”, frisou.
Amâncio ainda ressaltou como fator positivo a intenção do prefeito Vado de implantar um Pacto pela Vida Municipal. “Conte com nosso apoio total na montagem deste programa no Cabo. Nós fazemos questão de auxiliar no que for preciso. Cada prefeitura que toma essa iniciativa de lançar uma política voltada à segurança merece sempre um aplauso nosso”, enfatizou.
IMG_9080Acompanhado do secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Marcos Germano, o prefeito Vado agradeceu a acolhida e parabenizou o governador Eduardo Campos pelo Pacto pela Vida e por todo o esforço do Comitê Gestor para a diminuição de homicídios no Estado. “Nós podemos observar que o programa tem colhido bons resultados, mesmo que algumas áreas ainda tenham números preocupantes. Tenho mais é que agradecer o convite e a oportunidade de ver quantas pessoas se reúnem, uma vez por semana, preocupadas com a segurança do nosso povo pernambucano”, afirmou.
IMG_9074O gestor se colocou também à disposição para trabalhar integrado, visando a segurança da população. “Nós iremos continuar essa parceria, que terá mais força com o Pacto pela Vida Municipal. Juntos podermos acompanhar e diminuir os números de homicídio”, frisou. “Nós sabemos que o Cabo tem que ser visto com um olhar diferenciado devido o Complexo de Suape, que aumentou o número da população flutuante. Sabemos que muitas pessoas vieram para trabalhar, mas outras vieram para  tentar desviar do objetivo principal que é o de construir, trabalhar e desenvolver a cidade”, finalizou Vado.
IMG_9060Na ocasião, o delegado da Seccional do Cabo, Manuel Martins, ressaltou que já existe uma boa parceria com entre a Polícia e o Governo Municipal. “Nossa integração já está sendo intensa, estamos tendo reuniões com o secretário de Defesa Social do Cabo, Ricardo Marlon, e já articulando ações”, explicou.
SAIBA MAIS – O Programa Pacto pela Vida (PPV) é um Plano Estadual de Segurança Pública implantado em maio de 2007 e prevê ações de combate e prevenção à criminalidade em Pernambuco. Ele é integrado pelas câmaras técnicas de Defesa Social, Ressocialização, Prevenção Social, Enfrentamento ao Crack, Articulação do Ministério Público e Defensoria e pela Câmara de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.
Texto e fotos: Raíza Muniz – Secom/ Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário