segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Município oferece atendimento em psiquiatria infantil


DSC_0302-modifiedA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde, está oferecendo à população atendimento gratuito em psiquiatria infantil. Desde o início do mês, uma médica especializada na área passou a integrar a equipe técnica do serviço ambulatorial de Saúde Mental.  O atendimento está sendo realizado temporariamente na sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizada no Centro.
De acordo a coordenadora da Política de Saúde Mental, Danille Moura, para que a criança possa ser consultada pela psiquiatra infantil, os pais devem primeiro levá-la nas Unidades de Saúde da Família (USFs) ou no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil. “Depois disso, a Central de Marcação receberá as demandas das unidades e deverá marcar a consulta do paciente com a especialista”, informou ela.
A psiquiatra infantil da Rede de Saúde Mental, Nilce Falcão, comentou que psiquiatria da infância significa pensar em um ser em desenvolvimento, com os elementos pessoais, constituído principalmente por fatores sócio-familiares. “Um psiquiatra infantil trabalha estudando, analisando e classificando as patologias dos pacientes”, explicou. Com tratamento adequado para o tipo de distúrbio, a criança e os pais são inseridos no processo de recuperação e desenvolvimento. “Depois disso, a criança passa a ser reinserida em seu ambiente gradativamente e cresce de maneira a se tornar um adulto integrado”, completou a psiquiatra.
Para Silvania Melo, mãe de Mateus Silva de 7 anos, o atendimento especializado é  muito importante. “A médica me explicou muitas coisas que eu ainda não sabia sobre meu filho”, ressaltou. “A Prefeitura está de parabéns por oferecer mais um serviço para população cabense”, disse Silvania.
CAPS Ciranda de Vida – Promove ações de acolhimento, prevenção e tratamento na defesa e na construção da cidadania de crianças com sofrimento e comprometimento psíquico grave de 0 a 11 anos, que residem no município. A unidade funciona no Loteamento Ilha, em Ponte dos Carvalhos, na Rua 04, nº 54. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3522-2118.
SERVIÇO – A psiquiatra infantil está atendo as demandas da Central de Marcação, através dos encaminhamentos que são realizados pelas unidades. O serviço funciona nos dias de terça e quinta-feira, a partir das 7h, na sede do Cerest, que fica localizado na Rua Amaro P. Cavalcante, nº188 (Centro).
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário