segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Semana da Pessoa com Deficiência segue até esta sexta-feira


aberturasemanadeficientes-3-Durante toda esta semana, o município do Cabo de Santo Agostinho estará vivenciando a Semana da Pessoa com Deficiência. A atividade tem como tema “Práticas Inclusivas: Políticas Públicas de Qualidade” e contará com ações culturais, palestras voltadas à inclusão social, oficinas de libras e braille, além de passeio. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Programas Sociais, em parceria Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comded).
A abertura, que aconteceu nesta segunda-feira (26/08), foi marcada pela apresentação do Hino Nacional interpretado pelo Grupo de Percussão Especial do Cabo. “Esse é um espaço destinado a formar propostas e políticas públicas para as pessoas com deficiência”, declarou o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos. “Espero que todos formulem e reivindiquem seus direitos, para que a prefeitura possa assim estar beneficiando este segmento”, concluiu.
aberturasemanadeficientes-2-Para o assessor de Articulação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado, Clóvis Farias, quem tem que se tornar inclusiva é a sociedade e não a pessoa com deficiência. “Temos que dar um ambiente acessível para essas pessoas e abrir os olhos para este segmento, pois 28% da população cabense, o que equivale a 51 mil pessoas, tem algum tipo de deficiência”, destacou.
“O nosso objetivo é mostrar às pessoas a como lidar com esse segmento, a saber como funciona e como expandir a inclusão entre eles”, explicou a coordenadora da Pessoa com Deficiência, Glisséria Amorim. “Estamos lutando por uma educação inclusiva”, completou.
aberturasemanadeficientes-4-Na semana passada, houve uma ação que faz parte das comemorações alusivas à Semana da Pessoa com Deficiência, com a promoção de palestras sobre inclusão e superação nas cinco escolas-modelo do município (Garapu, Charneca, Enseada dos Corais, Ponte dos Carvalhos e Pontezinha).
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, André Cordeiro, destacou a importância desta ação para o município. “Esta semana será muito importante, pois nunca tivemos esse tipo de atividade tão forte aqui no Cabo e hoje estamos tendo a oportunidade de começar a promover políticas públicas e executar as existentes, juntamente com outras secretarias e o Governo do Estado”, disse.
aberturasemanadeficientes-1-
Confira a programação completa da Semana da Pessoa com Deficiência do Cabo:
27/08 (terça-feira) – Palestra sobre convivência familiar
Palestrante: Jaqueline Martins
9h às 11h – Local: Auditório Escola CAIC
14h às 16h – Oficina de Libras (Comunicação acessível a todos)
29/08 (quinta-feira) – Oficina de Braille
9h às 11h – Escola Modelo de Ponte dos Carvalhos
30/08 (sexta-feira) – Dia de Lazer
9h às 16h – Local: SEST/SENAT
Passeio de encerramento da semana: Um dia de lazer em família
aberturasemanadeficientes-5-


Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário