quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Município está ofertando mais de mil vagas em cursos de qualificação profissional



A população do Cabo de Santo Agostinho está tendo uma grande oportunidade voltada à qualificação profissional, inserção e permanência no mercado de trabalho. É que a Prefeitura Municipal, através do Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Pronatec), está ofertando mais de 1 mil vagas em 24 modalidades de cursos de qualificação profissional nas áreas de informática, elétrica, mecânica, saúde, idiomas, administrativa e outras. A oferta de vagas resultou de uma parceria da Secretaria de Programas Sociais com os serviços Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Comercial (Senac), Social do Transporte (Sest/Senat) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), instituições que farão a capacitação. As inscrições são gratuitas.


Além de não pagar nada, o aluno ainda recebe de R$ 10,00 a R$12,00 por dia de aula frequentado e ainda material didático e fardamento. “O Cabo de Santo Agostinho já é uma referência em ofertas de qualificação profissional sendo o primeiro da RMR a implantar uma sede exclusiva para atendimento do Acessuas. Só no primeiro semestre deste ano incluímos 1.555 pessoas em cursos profissionalizantes e estamos inclusive absorvendo vagas de outros municípios que não atingiram suas metas”, informou o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos.
De acordo com a coordenadora do programa Acessuas no município, Gilza Carla, esta é uma chance dos cabenses se capacitarem para conseguir uma vaga no Complexo de Suape. “As escolhas dos cursos foram feitas através de um levantamento das áreas mais carentes de mão de obra profissional do Complexo de Suape com o objetivo de que o mercado absorva esse grande número de pessoas que serão capacitadas”, relatou. Ainda segundo Gilza Carla a equipe técnica do Acessuas Cabo também vai promover palestras, oficinas que darão suporte aos alunos para formulação de currículos, postura em entrevistas de emprego e outros e ainda destaca a parceria com a agência do trabalho e RHs da região para fazer o encaminhamento após a conclusão das turmas.
INSCRIÇÕES – Para se inscrever é preciso ter idade a partir dos 16 anos, ser usuário da assistência social, ou ter famílias cadastradas ou em processo de cadastramento no Cadúnico (Cadastro Único). A escolaridade mínima exigida é o ensino fundamental I completo. Os documentos necessários são cópias do RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, cartão bolsa família ou informar número do NIS.
Os interessados devem comparecer à sede do Acessuas, localizada na Rua da Conciliação, n°76, Ponte dos Carvalhos. O horário para atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h às 17h ou também podem se dirigir aos centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência. Mais informações podem ser obtidas através do 3518-6297.
Confira as datas das inscrições e os cursos ofertados por cada instituição:
IFPE – Inscrições até esta sexta-feira (02/08) e aulas previstas já para o dia 15/08
Cursos: Auxiliar de contabilidade; Cuidador de idosos; Agente de Planejamento e Controle de Produção (PCP); Operador de Máquina de Usinagem (UC); Montador e Reparador de Computador; Agente de produtos químicos; Inglês aplicado ao turista

SENAI – Inscrições até 15 de agosto e aulas previstas para o mês de setembro
Cursos: Auxiliar de transporte de cargas perigosas; Isolador; Instalador de tubulações; Caldeiraria; Eletricista predial; Eletricista industrial

SENAC – Inscrições até 15 de agosto e aulas previstas para o mês de setembro
Cursos: Auxiliar administrativo; Auxiliar de Pessoal; Auxiliar de RH; Cuidador de idosos; Recepcionista; Recepcionista em unidades de saúde

SEST/SENAT – Inscrições até 15 de agosto e aulas previstas para o mês de setembro
Cursos: Auxiliar administrativo; Motoristas de cargas perigosas; Agente de logística portuária; Frentista

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário