quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Batizado de Capoeira da 3ª Idade proporciona interação social para idosos de Jussaral


CAM0020170 idosos, que são acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, participaram nessa terça-feira (20/08) do 1º Batizado de Capoeira da 3ª Idade. Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Programas Sociais, o evento teve o objetivo de promover o bem estar dos idosos para que, através de atividades físicas adaptadas para o segmento, eles melhorem a coordenação motora, muscular e autoestima como forma de interação social. A atividade aconteceu no próprio CRAS da localidade e reuniu também grupos de idosos de outras comunidades do município.
O evento teve início com uma apresentação cultural de um grupo teatral, composto por crianças da praia de Gaibu, que encenou a história da capoeira. Em seguida, os mestres de capoeira que estavam presentes deram prosseguimento ao batizado com recebimento das graduações. A partir daí, os idosos que participaram deste momento solene e festivo, são considerados capoeiristas.CAM00202
“Toda prática esportiva é essencial para a saúde e estas atividades físicas têm feito muito bem para os idosos que estão demonstrando muita habilidade nos gingados de capoeira e enchendo de orgulho a todos”, destacou o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos.
“Muita disposição e alegria. É assim que costumo me referir quando falo nos idosos do Cabo, que nos passam muita emoção em tudo que fazem. Nosso município tem muitas atividades para a 3ª idade que vão desde aulas de hidroginástica, capoeira, a eventos culturais”, acrescentou.
Há mais de um ano o grupo de idosos participa das atividades de capoterapia no Cras de Jussaral, com orientações do professor Ricardo Washington.
CAPOEIRA – É uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo PMPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário