sábado, 24 de agosto de 2013

Saúde realiza campanha de atualização de carteira de vacinação

Saúde realiza campanha de atualização de carteira de vacinação


index7

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciou neste sábado (24/08), marcado pelo “Dia D”, a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação, em crianças menores de cinco anos. A mobilização tem o objetivo de reduzir as taxas de abandono da vacina, melhorando as coberturas de imunização. A campanha segue até o dia 30 deste mês em todas as unidades de saúde do município.
 A abertura oficial da campanha aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) de Novo Horizonte e contou com a presença do secretário de Saúde, Luís Lima. O gestor aproveitou a oportunidade e visitou também a USF Sapucaia (Charnequinha) e o Centro de Saúde Vicente Mendes (Cohab). 
vacina_index5
Equipe da Vigilância em Saúde e da USF de Novo Horizonte
De acordo com a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), Ângela Gomes, a campanha de Multivacinação é uma importante estratégia para reduzir as taxas de abando do esquema vacinal. “Em um único momento vamos poder oferecer ao público alvo, várias vacinas ao mesmo tempo”, afirmou ela. “A campanha também visa o fortalecimento da atenção primária, pois envolve diretamente todas as equipes da Estratégia de Saúde da família em uma grande mobilização”, destacou Luís Lima.
Ângela Gomes ainda comentou que a campanha de atualização de caderneta aumenta as coberturas vacinais. “Otimizamos a logística dos serviços de saúde e mantemos a eliminação, principalmente  do sarampo e da poliomielite”, ressaltou. “Com isso, intensificamos as ações de imunização para administração do reforço das vacinas de poliomielite (oral), DTP e 2ª dose da tríplice viral, além de contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis, conforme o calendário básico de vacinação das crianças menores de cinco anos”, completou.
Atendimento no Centro de Saúde Vicente Mendes
Atendimento no Centro de Saúde Vicente Mendes

A estimativa da Saúde é de que 70% dos menores de cinco anos já estejam com a caderneta de vacinação em dia, no entanto, os pais que estejam em dúvida quanto à condição vacinal dos filhos devem comparecer à unidade mais próxima de casa. Os interessados devem procurar os postos de atendimento levando a carteira de vacinação que será analisada pelos profissionais, que identificarão quais vacinas estão pendentes. Para isso, todas as unidades de saúde ficarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Equipe da USF da Sapucaia
Equipe da USF da Sapucaia
Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/ Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário