quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Atividades do Outubro Rosa já beneficiaram quase 400 mulheres no Cabo

outubro rosa 2
As atividades do Movimento Outubro Rosa já beneficiaram quase 400 mulheres no Cabo de Santo Agostinho. Desde a semana passada, a Prefeitura está realizando coleta de Citologia e Mamografia gratuitamente, em vários bairros e engenhos do município. Durante a manhã desta quarta-feira (15/10), os exames contemplaram moradoras do Centro e vilas próximas, sendo realizados no Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM1), na Escola Prefeito José Alberto de Lima (CAIC). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher.
A partir dos 40 anos as mulheres já podem realizar o exame de mamografia, que é um dos principais métodos responsáveis para detecção precoce do câncer de mama. Já a citologia é a partir da primeira relação após seis meses. Os exames são enviados para o laboratório do Hospital Mendo Sampaio, e entrega dos resultados será feita após 30 dias.
outubro rosa 1A dona de casa Zuleide Batista da Silva, 64, destacou a importância das mulheres cuidarem do seu bem estar. “É sempre importante nós mulheres realizarmos o exame de mama como forma de prevenir o câncer, principalmente àquelas que têm casos de câncer na família”, disse. “A gestão está de parabéns por se preocupar com a saúde das mulheres”, comentou a dona de casa Analúcia Torres da Rocha, de 58 anos.
Acompanhe as datas de realização dos próximos exames:
22/10 – 8h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras da Charneca – Escola João Ciríaco – Charneca;
24/10 – 8h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras da Região das praias – Escola Modelo Maria Thamar – Gaibu;
27/10 – 8h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras de Pontezinha – Serviço de Pronto Atendimento (Pontezinha);
28/10 – 8h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras dos Engenhos próximos – Escola Evandro Cavalcante – Engenho Sebastopol;
29/10 – 8h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras dos Engenhos próximos – Posto da Saúde da Família – Mercês;
04/11 – 8h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras dos Engenhos próximos – Posto da Saúde da Família – Jussaral;
05/11 – 8h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras dos Engenhos próximos – Posto da Saúde da Família – Suape.
OUTUBRO ROSA – O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Texto e fotos: Gesla Ferreira – Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário