quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Atividades do Outubro Rosa no Cabo seguem até o próximo mês


outubrorosa-fotorandyaugusto (2)Em adesão ao movimento Outubro Rosa, luta mundial contra o câncer de mama, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu nessa quarta-feira (1° de outubro) o Chá da Tarde “Mulheres contra o câncer”. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) e marcou a abertura da programação do Outubro Rosa no Cabo, que segue até novembro oferecendo exames gratuitos. A iniciativa é organizada pelas secretarias de Saúde e da Mulher.
outubrorosa-fotorandyaugusto (5)
Antes do chá da tarde, as mulheres presentes com limpeza de pele gratuita. Em seguida, uma apresentação lúdica da Trupe Cara e Coragem mostrou de um jeito engraçado o dia a dia das mulheres, o comportamento do companheiro para a realização do exame de mama e útero, assim como a importância da prevenção das doenças.
A palestra educativa foi realizada pela coordenadora da Saúde da Mulher, Giselle Paiva, que mostrou desde a maneira correta do autoexame até os tipos de doenças e tratamentos.  “O câncer de mama é uma doença silenciosa e a prevenção através do autoexame evita novos casos e melhora significativamente a qualidade de vida das mulheres”, explicou.
outubrorosa-fotorandyaugusto (1)Mais dois dias de novembro serão inclusos no calendário da programação para abranger um número feminino ainda maior.  “Tivemos de incluir o distrito de Jussaral e Suape na nossa programação, que será estendida até o mês que vem. A gestão municipal está sempre priorizando a prevenção para melhorar ainda mais o atendimento à saúde”, finalizou.
Para a dona de casa, Ana Paula de Freitas, além de tirar dúvidas, o encontro serviu para entender de um jeito mais simples estas doenças. “Foi uma tarde super agradável e positiva. Adorei o evento”, comentou. Já para a agente de saúde, Priscila Souza, é uma interação a mais com a equipe. “Além de encontrar as profissionais de saúde, pudemos passar para as outras mulheres um pouco do nosso dia a dia”, enfatizou.
outubrorosa-fotorandyaugusto (6)Os exames para detecção precoce do câncer de mama e prevenção de colo do útero serão feitos a partir do dia 08, em diversos locais do município, além de um dia exclusivo para as servidoras municipais, sempre a partir das 8h.  As mulheres que desejam realizar o exame não precisam agendar a citologia, apenas estarem atentas aos cuidados para a realização do exame, que são: passar dois dias em abstinência sexual, não usar nenhum creme ou ducha neste período e não estar menstruada.
OUTUBRO ROSA – O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
08/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das funcionárias da Prefeitura Municipal – Sala de Reunião do Secretário de Gestão (CAM)
14/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras de Ponte dos Carvalhos – Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM2);
15/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras do Centro do Cabo – Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM1) – CAIC;
22/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras da Charneca – Escola João Ciríaco – Charneca;
24/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras da Região das praias – Escola Modelo Maria Thamar – Gaibu;
27/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras de Pontezinha – Serviço de Pronto Atendimento (Pontezinha)
28/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras dos Engenhos próximos – Escola Evandro Cavalcante – Engenho Sebastopol;
29/10 – 08h – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras dos Engenhos próximos – Posto da Saúde da Família – Mercês.
*Jussaral e Suape (Novembro)

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário