Com o intuito de explicar de maneira lúdica a importância da boa alimentação para mães e crianças, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho promoveu nesta terça-feira (21/10) uma palestra com especialistas no tema. O evento aconteceu na Associação Comunitária do Loteamento Cidade Garapu, que funciona também como creche, atendendo crianças de 2 a 6 anos, além de mães. A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação.
Para frisar a importância dos bons hábitos alimentícios para os pequeninos, a tradicional peça teatral dos Três Porquinhos e o Lobo Mal foi adaptada a uma linguagem infantil. Já para as mães presentes, foi apresentada uma palestra sobre como alimentar seus filhos de maneira correta, com o equilíbrio de vitaminas, proteínas e todas as substâncias necessárias para uma melhor qualidade de vida, afastando o risco de doenças e possíveis danos futuros.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente do Cabo, Nobélia Duarte, o evento atende uma antiga reivindicação da comunidade, além de dar continuidade a um programa que começou na primeira semana de outubro. “No começo deste mês tivemos o programa Cuidar e Brincar que tratou desses temas e agora estendemos para cá. É uma reivindicação antiga do pessoal daqui”, destacou.
Para a nutricionista da Secretaria de Saúde do município, Edna Diniz, a conscientização das mães e responsáveis é essencial, já que eles são os primeiros e principais exemplos que as crianças têm. “Tentamos fazer uma mudança na alimentação das pessoas, mas para isso temos que começar com quem pode fazer a diferença. As mães são o primeiro reflexo para as crianças, eles vão fazer tudo o que verem suas mães fazendo, logo é necessário que elas sejam conscientes e que se alimentem bem para que os filhos sigam o mesmo caminho”, afirmou.
Lucicleide Lima da Silva, 24, dona de casa, ressaltou a importância da realização e participação na palestra. “Aproveitei muito. Aprendemos muita coisa que não sabíamos tiramos algumas dúvidas que tínhamos e agora podemos cuidar ainda melhor dos nossos filhos”, finalizou a mãe do Julio César, de 4 anos.
Texto: Otávio Alves – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário