Sete estudantes do Cabo de Santo Agostinho vencedores da etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa 2014 foram premiados nessa quarta-feira (1° de outubro). A cerimônia de premiação foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e também contemplou professores e alunos que participaram da etapa.
No município, o concurso contou com a participação de alunos de 26 escolas municipais e estaduais, com o envio de 42 textos. Os estudantes, do ensino fundamental Anos Finais e Ensino Médio, competiram em quatro modalidades de gêneros textuais: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião. O tema trabalhado nos textos foi “O lugar onde eu vivo”.
Durante a premiação, houve a entrega de medalhas para os alunos representantes das escolas participantes e de certificados para os professores orientadores e da comissão julgadora. Também houve uma apresentação cultural, “Teatro Sem Palavras”, de um grupo de alunos com deficiência auditiva da Escola Municipal Antônio Benedito da Rocha.
Vencedora da categoria Memórias Literárias com o texto “Lembranças de minha vó Natilde”, Anabel Marques, da Escola Municipal Antônio Benedito da Rocha, contou como foi sua experiência no concurso. “Tive muita motivação tanto dos professores quanto da minha família. Minha fonte de inspiração foi minha avó que mora na Vila Claudete e 79 anos. Ela me falou sobre histórias do passado que tem a ver com a história da cidade do Cabo”, explicou.
Para a gestora da Escola José Roberto Monteiro, do Engenho Arariba de Baixo, Neuza Maria de Brito, o processo da Olimpíada foi muito gratificante para a escola. “Todos os nossos alunos estão de parabéns pelo desempenho, bem como os professores de língua portuguesa. A olimpíada mostrou que os alunos da zona rural também podem ser destaques em concursos como esse”, comentou.
De acordo com o coordenador da comissão julgadora municipal da Olimpíada, Rosemberg Nascimento, será produzido um livro com os textos escritos pelos alunos durante a etapa municipal. “O título será ‘Educação em foco’, e tem previsão de lançamento para o mês de dezembro”, afirmou. Os sete alunos que vão disputar a etapa estadual da Olimpíada, se classificados, vão poder chegar à fase regional e em seguida à nacional, que acontece em novembro.
Texto e fotos: Gesla Ferreira – Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário