O intercâmbio foi uma realização do tradicional Instituto Intercultural Lenguas Extranjeras, com 71 anos de atividades. Dentro do currículo houve conteúdos de conversação, gramática e cultura (incluindo música, cinema e literatura). Pela manhã, os professores tiveram as aulas do curso. Durante a tarde, foram realizadas atividades culturais e pesquisas na biblioteca do ICM, com a opção de assistir a aulas extras.
A oportunidade de aperfeiçoamento na cultura hispânica surgiu a partir do sorteio de uma bolsa pela Associação dos Professores de Espanhol do Estado de Pernambuco (APEEPE), concedida pelo ICM para cada estado brasileiro, que cobriu as despesas do curso, material e alimentação. O professor e coordenador da área de Linguagens da Coordenação de Ensino Fundamental Anos Finais da SME-Cabo, Rosemberg Nascimento, foi sorteado para representar o estado de Pernambuco. A passagem de avião foi fornecida pela própria APEEPE.
O professor-bolsista Rosemberg Nascimento explicou como foi feita a inclusão dos novos participantes. “Nas nossas formações de linguagens, que ocorrem nas quartas-feiras, eu divulguei a oportunidade e então encontramos sete professores que optaram pela inscrição. Depois todos nós fizemos um teste de nivelamento baseado no Marco Comum Europeu, para saber em qual turma cada um ficaria no curso realizado pelo Instituto”, disse.
Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Arquivo da SME
Nenhum comentário:
Postar um comentário