terça-feira, 28 de outubro de 2014

Professores de Espanhol do Cabo fazem intercâmbio na Argentina

10726411_10205159723817341_249958352_nUm grupo de sete professores de espanhol da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho realizou um intercâmbio na cidade de Mendoza, na Argentina. Entre os dias 16 e 25 deste mês, os educadores tiveram aulas de aperfeiçoamento e imersão linguística em espanhol, com vivências culturais e trocas de conhecimentos com intercambistas de todo o mundo.
O intercâmbio foi uma realização do tradicional Instituto Intercultural Lenguas Extranjeras, com 71 anos de atividades. Dentro do currículo houve conteúdos de conversação, gramática e cultura (incluindo música, cinema e literatura). Pela manhã, os professores tiveram as aulas do curso. Durante a tarde, foram realizadas atividades culturais e pesquisas na biblioteca do ICM, com a opção de assistir a aulas extras.
A oportunidade de aperfeiçoamento na cultura hispânica surgiu a partir do sorteio de uma bolsa pela Associação dos Professores de Espanhol do Estado de Pernambuco (APEEPE), concedida pelo ICM para cada estado brasileiro, que cobriu as despesas do curso, material e alimentação. O professor e coordenador da área de Linguagens da Coordenação de Ensino Fundamental Anos Finais da SME-Cabo, Rosemberg Nascimento, foi sorteado para representar o estado de Pernambuco. A passagem de avião foi fornecida pela própria APEEPE.
10576880_10205159665295878_203952174_oApós a contemplação da bolsa para a Rede Municipal de Ensino do Cabo, houve a solicitação ao ICM para a inclusão de mais seis vagas para professores de Espanhol do Cabo. O pedido foi concedido mediante o pagamento de uma taxa e despesas pessoais todas pagas pelos próprios docentes. Os seis professores que precisaram se ausentar para a realização do intercâmbio irão realizar a reposição das aulas em acordo com os gestores escolares.
O professor-bolsista Rosemberg Nascimento explicou como foi feita a inclusão dos novos participantes. “Nas nossas formações de linguagens, que ocorrem nas quartas-feiras, eu divulguei a oportunidade e então encontramos sete professores que optaram pela inscrição. Depois todos nós fizemos um teste de nivelamento baseado no Marco Comum Europeu, para saber em qual turma cada um ficaria no curso realizado pelo Instituto”, disse.
10744297_10205159684936369_1049658568_oOs conhecimentos e vivências adquiridos no intercâmbio beneficiarão todos os professores e estudantes em Espanhol da Rede Municipal do Cabo, já que a experiência será repassada. “Após o nosso retorno, teremos uma formação nesta quarta-feira (29), quando todos os que viajaram vão compartilhar com o grupo aquilo que aprendemos em Mendoza. Tudo a fim de que os professores se capacitem e possam transmitir esse conhecimento para os alunos da Rede Municipal do Cabo”, destacou Nascimento.
Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Arquivo da SME

Nenhum comentário:

Postar um comentário