sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Teste gratuito contra filariose é realizado no Vicente Mendes


DSC09584A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nessa quarta-feira, 1° de outubro, o teste rápido contra a filariose. O exame foi ofertado no Centro de Especialidades Vicente Mendes, localizado na Rua 41, S/N, na Cohab. A iniciativa é da Gerência de Vigilância em Saúde e é fruto de uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde. O objetivo foi tratar coletivamente da doença, diminuindo assim o número de casos.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Eugênia Farias, a ação em massa espontânea, além de atingir um número máximo de moradores, facilita os cabenses que moram distantes ou que têm dificuldade de locomoção e estavam no centro por algum motivo naquele dia. “Todos os pacientes que passaram pelo Vicente Mendes e quiseram fazer o teste foram atendidos. Cerca de cem pacientes foram atendidos e todos os resultados deram negativos, comprovando a eficácia da medida preventiva”, explicou. DSC09583
FILARIOSE – também conhecida como elefantíase, é uma doença infecciosa transmitida pela picada de um mosquito infectado. Entre os anos de 2003 e 2011, houve uma redução de 99% dos casos, caindo de 907 para 4 o número de portadores da doença na capital pernambucana.  O exame consiste apenas num pequeno furo no dedo e detecta a filariose e outras doenças no corpo.
PREVENÇÃO – Medidas simples como combater a muriçoca podem prevenir a doença. Portanto, conservar os ambientes de convívio limpos, fossas vedadas e evitar o acúmulo de água suja e empoçada são as melhores formas de manter os mosquitos afastados. Outra opção é o uso de mosquiteiros nas camas, durante a noite. Evitar a exposição prolongada aos mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus nos locais onde ainda ocorre a transmissão. O ser humano é a fonte primária de infecção; o parasita é transmitido de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus (pernilongo).
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário