sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Operação recolhe animais de grande porte em avenidas do Cabo


apreensaocva-fotojoaobarbosa2Uma operação de captura de animais de grande porte soltos foi realizada nesta semana em ruas e avenidas do Cabo de Santo Agostinho. A iniciativa foi fruto de uma ação conjunta entre agentes da Secretaria de Defesa Social do Cabo, juntamente com técnicos do Centro de Vigilância Animal (CVA) e agentes de Saúde Ambiental. A operação ocorreu na terça, quarta e quinta-feira (14, 15 e 16/10).

apreensaocva-fotojoaobarbosa4A intervenção aconteceu em diversos bairros da cidade e resultou no resgate de animais em situação de abandono ou que ofereciam risco à segurança no trânsito e à saúde. Ao todo, 11 equinos foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA), onde receberão cuidados especiais. De acordo com a Lei 1.794 de 1997, os proprietários poderão reclamar a posse dos animais em até 7 dias, mediante apresentação de documentação e o pagamento de taxas públicas correspondentes a remoção, transporte e manutenção de animal. Nos casos em que a posse não for reclamada os animais serão encaminhados para adoção devidamente vacinados e registrados.
O coordenador de apreensão de animais de grande porte do CVA, Fernando Medeiros, destaca que a operação, além de ser de caráter preventivo, busca a conscientização dos proprietários. “Permitir que os animais fiquem soltos em ruas e avenidas oferece risco ao animal e à população. Esta ação conjunta é fruto de uma preocupação do governo Vado em prevenir acidente com animais, que são muito frequentes além de conscientizar esses proprietários a não permitir que esses animais fiquem em situação de vulnerabilidade ou sofram maus tratos”, explicou Medeiros.
apreensaocva-fotojoaobarbosa1
A dona de casa Gisele Maria, 32 anos, mora na praia de Enseada dos Corais e aprovou a ação. “Gostei muito desse trabalho. Eu já presenciei diversos acidentes com animais soltos e considero muito importante para dar mais segurança no trânsito”, enfatizou.
Texto: Jaqueline Mota – Secom /Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário