segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Projeto Cuidar e Brincar promove mais uma ação de saúde em Garapu


Programa_Cuidar&Brincar_SaudeBocal01RandyAugustoDando continuidade ao Projeto Cuidar e Brincar, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho ofereceu a crianças e pais do bairro de Garapu ações de saúde bucal. Na ocasião, os presentes aprenderam os benefícios de uma boa escovação e o que a falta dela pode acarretar. Dezenas de mães e alunos estiveram presentes na Associação Comunitária do Loteamento Cidade Garapu, creche conveniada à Rede Municipal de Ensino, onde serviços como avaliação da arcada dentária e aplicações de flúor foram disponibilizados. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e com o Instituto Camargo Corrêa.
Programa_Cuidar&Brincar_SaudeBocal02RandyAugustoUma palestra sobre os benefícios da boa escovação foi ministrada por dentistas da prefeitura.  Além disso, houve atividades lúdicas, com a disponibilização de exemplares dentários em tamanho real (espécie de cópia de toda a boca, sobretudo dos dentes, fabricado em material específico).
De acordo com Elisabeth Santana, coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Cabo, conscientizar as mães é o primeiro e mais importante passo, já que elas serão as responsáveis por repassar esses valores a seus filhos. “Estamos transmitindo essas informações a eles (crianças) e principalmente as mães, por que elas ensinarão a seus filhos”, explicou. “Estamos conversando um pouco sobre as formas de escovação, como evitar a cárie, uso adequado do fio dental e a importância da boa alimentação, além de como transmitir esses conhecimentos aos pequeninos”, afirmou.
Programa_Cuidar&Brincar_SaudeBocal04RandyAugustoUma equipe formada por cinco profissionais especializados na área (quatro dentistas e uma técnica de Saúde Bucal) estiveram durante toda a manhã no local, realizando a avaliação dos pequeninos e transmitindo os resultados às mães e responsáveis no local. Quando necessário, as crianças já são encaminhadas ao CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), e a pediatras da rede municipal de saúde, além de passar pelo ART (Restauração Atraumática) processo que estimula a recuperação dos dentes por meio do uso de cálcio.  Ainda houve aplicação de flúor.
Programa_Cuidar&Brincar_SaudeBocal03RandyAugustoPara Noelma Leonardo da Silva, 33, dona de casa, a iniciativa é louvável. “Para mim está sendo uma experiência nova. Eu tenho outro filho de 10 anos, ele sempre estudou em escola particular e eu nunca vi isso. Estão de parabéns pela iniciativa, é muito bom saber que dispomos disso”, comentou a mãe do pequeno Matheus Leonardo Silva de Carvalho, 3 anos.
Texto: Otávio Alves – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário