terça-feira, 14 de outubro de 2014

Prefeitura e Instituto Camargo Corrêa lançam Projeto Mães do Cabo


DSC_7070A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, lançou nessa terça-feira (14/10), o Projeto Mães do Cabo. A iniciativa acompanhará o desenvolvimento e a implementação de ações que contribuam para humanização do atendimento à gestante. O evento foi prestigiado por diversas entidades ligadas à criança e servidores público e aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (Cam), situado no bairro da Torrinha.  A iniciativa é das secretarias de Programas Sociais e Saúde.
DSC_7048O projeto, inicialmente piloto, também conta com acompanhamento da ONG C.A.I.S. do Parto e do Instituto de Neuropsicologia Aplicada (INAP). O “Mães do Cabo” vai trabalhar com questões relacionadas à vida, família, saúde e a felicidade das mães, pais e crianças, permitindo assim, a ampliação de uma cultura de prevenção e controle para a sustentabilidade da saúde em todas as fases da vida, com ênfase no período da gestação, parto, pós-parto, amamentação, primeiros anos de vida e planejamento familiar.
O Projeto busca ampliar a proximidade do sistema de saúde junto à população usuária do serviço do distrito de Ponte dos Carvalhos. De acordo a coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente do Cabo, Nobélia Duarte, o Projeto vai trabalhar à humanização no atendimento e “terá o envolvimento direto das 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Maternidade Padre Geraldo e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)”, disse ela.
DSC_7044Na oportunidade, o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, destacou a importância do “Mães do Cabo” e de outros projetos sociais do Instituto Camargo Corrêa, que melhoram a qualidade de vida dos cabense. “Esse é mais um Projeto que vai unir os esforços de diversas secretarias, do Instituto Camargo Corrêa e dos profissionais que atuam na área social e d saúde, promovendo assim, uma política diferenciada no município, para as mães, pais e crianças”, ressaltou Ronaldo.
DSC_7050“O Projeto vai trabalhar a humanização durante a gestão e o parto, estabelecendo assim, os vínculos da mãe e do bebê, além de inserir a figura paterna no processo gestacional”, explicou a psicóloga da Secretaria de Programas Sociais, Gilzacarla Alcântara.
PROJETO – O “Mães do Cabo” terá início na próxima quinta-feira (16/10), com uma roda de conversa com gestantes, na unidade de Saúde do Alto do Sol – Ponte dos Carvalhos. Já o CRAS, receberá a roda de conversa no dia 23 deste mês, a partir das 9h.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário