sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Projeto Mães do Cabo tem início com Roda de Conversa para gestantes


maesdocabo-fotojoaobarbosa1Com o objetivo de acompanhar a implementação e o desenvolvimento de ações para humanizar os atendimentos a gestantes do Cabo de Santo Agostinho, teve início nessa quinta-feira (16/10) o Projeto Mães do Cabo. Para abrir os trabalhos, foi realizada uma roda de conversa com gestantes, na Unidade de Saúde Alto do Sol, no distrito de Ponte dos Carvalhos. O projeto é fruto de uma parceria entre as secretarias de Programas Sociais e Saúde e o Instituto Camargo Corrêa.
Durante a roda de conversa dessa quinta, as gestantes puderam trocar experiências, tirar dúvidas e compartilhar os desafios de estarem à espera de um bebê. Para uma das gestantes presentes, Valdirene Silva, 27, é muito bom encontros como este. “Este acompanhamento traz mais segurança tanto para a hora do parto, como para o desenvolvimento do bebê”, comentou.
maesdocabo-fotojoaobarbosa3
A coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente do Cabo, Nobélia Duarte, ressaltou a importância do projeto para a população. “Iremos dar um acompanhamento a elas de uma forma lúdica e com uma metodologia diferente, mais humanizada”, destacou.
O Mães do Cabo é piloto e conta com acompanhamento da ONG C.A.I.S. do Parto e do Instituto de Neuropsicológica Aplicada (INAP). O projeto percorrerá dez unidades básicas de saúde (UBS), a Maternidade Padre Geraldo e centros de Assistência Social (CRAS) uma vez por mês, durante um ano e meio.
Projeto Mães do Cabo – Foi lançado na última terça-feira (14) no município. O projeto vai trabalhar com questões relacionadas à vida, família, saúde, permitindo a ampliação de uma cultura de prevenção e controle para sustentabilidade da saúde em todas as fases da vida, com ênfase no período de gestação, parto, pós-parto, amamentação, primeiros anos de vida e planejamento familiar.
Texto: Erika Freitas – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário