sexta-feira, 8 de maio de 2015

Município inicia vacinação contra a febre aftosa

vacinacontrafebreaftosa-fotojoaobarbosa2A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa (campanha 2015) começou a ser realizada no Cabo de Santo Agostinho. Todos os bovinos e bubalinos das áreas rurais do município deverão ser vacinados nesta etapa da campanha. O trabalho está sendo coordenado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Rural.
vacinacontrafebreaftosa-fotojoaobarbosa1Iniciada na última terça-feira (05/05), a primeira etapa da campanha cumpre o calendário da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e busca erradicar a febre aftosa em todo o território brasileiro. A doença é viral, altamente infecciosa e acomete animais de casco bipartido, levando-os a sofrer com febre, falta de apetite, aftas na boca e ferida nos cascos e úberes, afetando assim a produção de leite e a engorda do animal e levando-os muitas vezes ao sacrifício. Desde 2006 não há registro da doença no Brasil.
A organizadora do projeto de prevenção da febre aftosa no município, Erika Murayama, esclarece que a vacinação dos animais é obrigatória e precisa ser informada na Superintendência de Desenvolvimento Rural, na entrada do Engenho Novo, próximo à delegacia do Cabo, ou em uma das sedes da Adagro. O produtor que deixar de informar a vacinação ou não imunizar os animais estarão sujeitos à multas, sendo R$ 180 por não informar a imunização em até 15 dias e R$ 60 por não vacinar. “A febre aftosa causa grandes prejuízos financeiros. No Cabo, estamos intensificando o trabalho informativo e preventivo”, ressaltou.
vacinacontrafebreaftosa-fotojoaobarbosa3Os técnicos da Superintendência estarão percorrendo as propriedades rurais para realizar a vacinação dos animais até o próximo dia 20/05. Para mais informações, ligar para a superintendência de Desenvolvimento Rural: (81) 3521-6770.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário