sexta-feira, 29 de maio de 2015

Jussaral recebe 1° Seminário de Desenvolvimento Econômico

1 Seminario_Desenvolvimento_Economico_RuralJussaral05_RandyAugustoRepresentantes de entidades e comerciantes do distrito de Jussaral, a cerca de 60 km do Centro do Cabo de Santo Agostinho, participaram nessa quinta-feira (28/05) do 1° Seminário de Desenvolvimento Econômico da localidade. O evento aconteceu na Escola Municipal Marquês do Recife e foi promovido pela Prefeitura do Cabo, com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O objetivo do seminário, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, foi debater com lideranças e comerciantes as potencialidades de Jussaral e como elas podem proporcionar o crescimento econômico da localidade. No início do encontro, os pontos mais discutidos foram o desenvolvimento através da formalização de micro e pequenos empreendedores e trabalhos voltados ao turismo.
1 Seminario_Desenvolvimento_Economico_RuralJussaral01_RandyAugusto
Houve uma palestra ministrada pelo consultor empresarial contábil do Sebrae, Ricardo Santiago, sobre a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que através da lei 11.598/2007 estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas. O supervisor de Treinamento do Senar, Adriano Pontes, também realizou uma palestra enfatizando as oportunidades que a instituição oferece, através de cursos gratuitos, que impulsionam a produtividade com preservação ambiental, melhorando a renda e a qualidade de vida no campo.
1 Seminario_Desenvolvimento_Economico_RuralJussaral06_RandyAugustoApós as palestras, os participantes do seminário elaboraram propostas para o desenvolvimento local, ressaltando as qualidades e deficiências do distrito, que serão apresentadas e debatidas em um novo encontro, previsto para acontecer em 11 de junho. “Este foi um momento muito importante, onde prefeitura se reuniu com a comunidade para discutir desenvolvimento, que é de extrema importância. “O distrito de Jussaral precisava receber um encontro como este. Queríamos ouvir a população e saber sua opinião para desenvolver a economia do local. Com o seminário, vamos colher sugestões e ideias da comunidade para contribuir com o crescimento do distrito”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo (Deda).
1 Seminario_Desenvolvimento_Economico_RuralJussaral04_RandyAugustoRepresentando o prefeito Vado da Farmácia, o secretário municipal de Governo, Luiz Pereira, destacou a importância do seminário e enfatizou os últimos investimentos que têm sido feitos na localidade pela prefeitura. “Tinha uma época que em Jussaral só se podia ir à escola e socorrer alguém no período de verão, pois era uma grande dificuldade de mobilidade e acesso. As coisas não eram tão fáceis, mas com a gestão do prefeito Vado, as coisas começaram a mudar. O foco mudou e a forma de tratar Jussaral também mudou, atendendo vários pedidos da população como, por exemplo, a pavimentação de ruas e a reforma da Praça principal”, comentou. “São coisas que aparentam ser pequenas mais mexem com a autoestima da população”, finalizou.
1 Seminario_Desenvolvimento_Economico_RuralJussaral03_RandyAugustoPara o comerciante Alexandre José da Silva, 30, a iniciativa trará melhorias para o desenvolvimento e vai alavancar o comércio de Jussaral. Marleide Virgínia Ferreira Florêncio, 36, que mora no distrito há 16 anos e também é comerciante, também elogiou o seminário. “Eventos como esse são de grande importância, porque tem como objetivo ouvir a população e tornar nossa comunidade mais desenvolvida”, disse ela. O superintendente de Articulação Política, José Fernandes, participou do seminário.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário