terça-feira, 26 de maio de 2015

Município convida sociedade para Audiência Pública sobre o PME

11351264_475590365949336_4768165278285754938_nA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da da Secretaria Municipal de Educação, convida a população cabense para uma Audiência Pública, convocada pelo Sindicato dos Professores do Cabo (SINPC), que acontecerá nesta quarta-feira (27/05). A atividade acontecerá a partir das 8h, no Auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu. Na ocasião, serão respondidas questões referentes ao Plano Municipal de Educação (PME), cujo documento-base está disponibilizado no link a seguir Documento-base do Plano Municipal de Educacao .
Desde o segundo semestre de 2014, o município do Cabo empenha-se na reelaboração do Plano Municipal de Educação (PME). Foi instituída uma comissão organizadora, composta por técnicos educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Sindicato dos Professores do Cabo (SINPC) e representantes dos estudantes a fim de dialogar com profissionais da educação, autoridades e sociedade civil as alterações no Plano vigente.
Durante o mês de março, a comissão de trabalho atual se reuniu com o objetivo de estudar o plano vigente e analisar os indicadores sociais, econômicos e educacionais do município, pensando nos desafios para os próximos anos. Alguns questionamentos foram levantados, como “Qual o papel da escola até 2025?” e “Daqui a dez anos que tipo de cidadão você gostaria que tivesse no município?”. A partir daí, os grupos de trabalho reelaboraram as estratégias e metas do PME e discutiram com todos os membros da comissão possíveis alterações nas mesmas.
Durante os meses de abril e maio, houve diversas reuniões, sob a supervisão de Wesley Lins, da empresa Comunidade Educativa CEDAC, e da Gerência de Gestão Democrática, a fim de elaborar o documento-base do PME cujas discussões aconteceram nos fóruns nos dias 05, 06 e 07 de maio. Participaram dos fóruns professores de todos os níveis e modalidades do ensino, professores universitários, representantes da Câmara de Vereadores, técnicos educacionais da SME, alunos, pais, dirigentes e coordenadores escolares, secretarias municipais e executivas e diversos membros da sociedade civil.
No dia 19 deste mês aconteceu, no Auditório Luiz Alves Lacerda, o último Fórum, objetivando a apresentação preliminar do documento-base do PME. A reunião aconteceu em período integral e contou com a participação de diversos representantes da educação e da sociedade em geral que puderam ainda propor alterações para o Plano. De 20 a 22 deste mês, a equipe técnica do PME, representada por Cassandra Trajano, Analice de Souza, Elanne Carla e Rosemberg Nascimento, realizaram as modificações sugeridas pelo Fórum Final para apresentação na audiência pública.
O representante da CEDAC, Wesley Lins, avaliou positivamente a condução das discussões acerca do PME. “O município do Cabo de Santo Agostinho está de parabéns pela condução democrática de seu Plano. É muito bom quando a população é convidada para discutir as metas e construir estratégias para a educação municipal para os próximos dez anos”, destacou Lins.
O secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, lembra que é muito importante que a sociedade participe da Audiência Pública. “Convido a todos para estar conosco na próxima quarta-feira para apreciação do Plano Municipal de Educação que foi construído com a participação dos munícipes. É de extrema importância que a população conheça e tire suas dúvidas acerca do conteúdo presente no documento”, frisou Moura.

Texto: Ascom da SME/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário