A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho firmou uma parceria com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) para implantar o Programa de Educação Ambiental (PEA) no município. Para debater alguns detalhes do PEA, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu, nessa quarta-feira (29/04), representantes da Chesf e da empresa Brencorp – Consultoria, Meio Ambiente e Empreendimentos LTDA. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal, na Torrinha.
O Programa de Educação Ambiental (PEA) tem como objetivo principal desenvolver ações de educação ambiental, com o envolvimento da população local, visando promover um processo de sensibilização e mobilização para participar da implantação e monitoramento dos projetos socioambientais, atuando na transformação do seu espaço de vida da gestão ambiental sustentável. O programa será desenvolvido durante dois anos. O PEA é uma exigência legal do Ibama para que empreendimentos que requeiram licença ambiental, que é o caso da LT 500 Kv Messias/Recife II (linha de transmissão).
O secretário de Meio Ambiente, André Morais, falou que a Secretaria estaria sempre à disposição para realizar parcerias como esta, que visa a preservação ambiental. “Iremos disponibilizar técnicos para realizar capacitações com os professores e agentes comunitários, pois é muito importante realizar este trabalho de conscientização junto às comunidades para que possamos minimizar os impactos dos incêndios florestais”, comentou.
No município, o programa irá atender aos engenhos Coimbra, Tapugi e Mupam, pois a linha de transmissão passa por este território seguindo até Alagoas. Serão desenvolvidas nestas comunidades ações de educação ambiental, tais como oficinas e palestras sobre o uso da água, agricultura sustentável, resíduos sólidos, preservação dos ambientes naturais e preservação do patrimônio cultural. A previsão de início é para a segunda quinzena de maio.
Texto: Erika Freitas – Repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário