quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cabenses já contam com duas academias ao ar livre e bicicletário


Para proporcionar melhorias na saúde e no bem estar dos cabenses, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a Deca/Duratex e a Organização Social Esporte Brasil, entregou nesta terça-feira (12/05) duas academias de ginástica e um bicicletário. Todos os equipamentos serão de acesso livre à população e com utilização gratuita. A inauguração oficial dos espaços foi comandada pelo prefeito Vado da Farmácia e acompanhada pelos representantes das entidades parceiras e diversas autoridades municipais, entre elas a vice-prefeita Edna Gomes, secretários e vereadores.
As duas academias de ginástica públicas foram instaladas no Parque dos Eucaliptos, em Ponte dos Carvalhos; e na Academia da Cidade situada às margens da BR-101 sul, no Centro do município. A academia ao ar livre localizada no Parque dos Eucaliptos é de modalidade Standart (com dez aparelhos convencionais). Já a da Academia da Cidade recebeu a modalidade Mista (com seis aparelhos convencionais e cinco aparelhos adaptados para pessoas com deficiência física).
De acordo com o secretário da Juventude e Esportes, Cesar Paiva, profissionais de educação física ficarão durante a semana em horários fixos – ainda a definir com os moradores – para orientar a população quanto ao uso adequado de cada equipamento, recomendado para maiores de 16 anos. As academias também contam com painéis explicando a função de cada máquina.
Já o bicicletário foi instalado no Parque da Juventude, no bairro da Cohab, localizado próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O equipamento conta com 12 bicicletas, 15 capacetes de ciclista e um ‘kit’ de peças de reposição, para uso dos moradores. Para utilizar as bicicletas, é preciso realizar um cadastro na Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, que também fica no Parque da Juventude.
Os equipamentos serão administrados pela Secretaria da Juventude e Esportes. O prefeito Vado da Farmácia falou sobre a importância das academias e do bicicletário para os cabenses. “Há muito tempo era almejado pelos moradores equipamentos como estes, e graças à parceria firmada com a Deca/Duratex entregamos esses equipamentos que, com certeza, serão bem utilizados pela população”, comentou. “Estamos agora organizando ciclofaixas que deverão ser colocadas em alguns trechos do município nos fins de semana e posteriormente implantar ciclovias”, concluiu.
De acordo com o gerente da Deca/Cabo, Neuri Grams, instalar as primeiras academias públicas ao ar livre da região nordeste no Cabo de Santo Agostinho foi muito gratificante. “Esperamos que a população faça bom proveito dos equipamentos, e que a cultura e o lazer estejam cada vez mais presentes na vida desses cidadãos”, disse ele. “Esse projeto mostra que quando unimos esforços entre órgãos públicos, iniciativas privadas e instituições do terceiro setor, conseguimos obter ótimos resultados. Esperamos com este trabalho contribuir na qualidade de vida da população”, comentou o diretor Administrativo da Organização Social Esporte Brasil, Osvaldo Camargo.
Os moradores festejaram a entrega dos novos equipamentos públicos. A dona de casa Adriana Batista, moradora de Ponte dos Carvalhos, mostrou-se bastante satisfeita com a iniciativa. “Estou adorando. Soube que teremos até um professor de educação física nos auxiliando nos exercícios e quero muito participar”, comentou.
O presidente do grupo de ciclismo Cabo Bike Clube, Marcos Xavier, também elogiou a implantação do bicicletário. “A cidade está dando um salto muito importante para estimular a prática do ciclismo no município, e o intuito do grupo é justamente incentivar isso”, comentou.
Texto: Erika Freitas – Repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário