Com a criação dos conselhos de segurança, as comunidades passam a ganhar representatividade junto aos órgãos de segurança pública atuantes no município. A proposta é manter um canal de diálogo com a Secretaria de Defesa Social do município, Polícia Militar, Polícia civil, além dos poderes executivo e legislativo, para a tomada de medidas relativas à segurança nos bairros.
O secretário José Leandro enfatizou a importância dos conselhos. “Esse trabalho de criação dos conselhos é uma importante ferramenta na construção de políticas públicas que envolvem a segurança. É importante ressaltar que os conselhos atuarão com colaboradores e não como delatores, apontando os problemas enfrentados pelas comunidades e apontando medidas para solucioná-los”, disse.
Eleita como presidente do conselho em Ponte dos Carvalhos, Benedita Santos afirmou o compromisso com o trabalho. “Estou feliz por ter sido escolhida de forma democrática pelos moradores da minha comunidade para representá-los. Compreendo os compromissos que assumimos. A nossa preocupação é desempenhar um papel de contribuição para melhoria das condições de segurança em nosso bairro. Apontando problemas e propondo soluções que beneficiem diretamente a população”, ressaltou. Elmo Lima, presidente do Conselho em Jussaral, disse estar muito feliz em poder cooperar para o bem dos moradores da sua localidade.
Os conselhos são compostos cinco membros. As reuniões acontecerão periodicamente em locais provisórios até que as sedes dos conselhos estejam montadas. Cada membro empossado recebeu um aparelho eletrônico para otimizar a comunicação entre a comunidade e os órgãos de segurança.
No ato, tomaram posse como presidentes:
- Benedita Santos – CCS do distrito de Ponte dos Carvalhos
- Samuel José – CCS do bairro de Pontezinha
- Elmo Lima – CCS do distrito de Jussaral
Texto e fotos: Jaqueline Mota – Secom Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário