Durante o encontro, foram respondidas questões referentes ao PME, cujo documento-base está disponibilizado no link a seguir – Documento-base do Plano Municipal de Educacao. O documento envolve todos os níveis e modalidades de ensino do setor público e privado e define diretrizes e metas educacionais para os próximos dez anos.
O anteprojeto de lei permanecerá à disposição dos interessados para consulta, no horário das 8h às 14h, no período de 26 de maio a 20 de junho de 2015, na Secretaria Municipal de Educação, na Divisão de Protocolo Geral, e está disponível no Portal da Prefeitura do Cabo, www.cabo.pe.gov.br .
“Esse é um documento que vai nortear todo o processo durante os próximos dez anos na educação, e o nosso trabalho é fiscalizar, monitorar e avaliar esse Plano que entrará em vigência após sua aprovação”, pontuou a presidente do Sinpec, Joseilda Barboza. “Esse é um momento fundamental para a política de educação da nossa cidade. Não queremos que isso vire apenas uma lei, mas que ela seja cumprida”, destacou o vereador José de Arimateia.
Na ocasião, Adelson Moura fez uma explanação em slides sobre as diretrizes e metas integradas ao Plano para os presentes. “Foi um trabalho árduo, porém satisfatório. O plano foi construído democraticamente e com certeza trará muitos benefícios”, disse o secretário.Com metas alinhadas ao Plano Nacional de Educação, o texto base do PME terá agora sua redação final em forma de projeto de lei e segue para a aprovação junto à Câmara de Vereadores, onde deverá ser avaliado e aprovado.
PME – Desde o segundo semestre de 2014, o município do Cabo empenha-se na reelaboração do Plano. Foi instituída uma comissão organizadora, composta por técnicos educacionais da Secretaria de Educação, Sindicato dos Professores do Cabo (SINPEC) e representantes dos estudantes a fim de dialogar com profissionais da educação, autoridades e sociedade civil as alterações no Plano vigente. A comissão de trabalho atual se reuniu com o objetivo de estudar o plano e analisar os indicadores sociais, econômicos e educacionais do município, pensando nos desafios para os próximos dez anos. Alguns questionamentos foram levantados, como “Qual o papel da escola até 2025?” e “Daqui a dez anos que tipo de cidadão você gostaria que tivesse no município?”.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário