segunda-feira, 18 de maio de 2015

3ª Semana do Bebê do Cabo começa na próxima segunda-feira

O Cabo de Santo Agostinho será palco pela terceira vez da Semana do Bebê, estratégia de mobilização social organizada pelo Instituto Camargo Corrêa (ICC) e a InterCement Brasil, em parceria com a Prefeitura. A abertura solene será realizada no dia 25 deste mês, às 9h, no auditório do CAM, na Torrinha. O objetivo do evento é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade nos municípios brasileiros.
A Semana do Bebê busca vai promover uma série de atividades voltadas para gestantes, mamães e bebês, desenvolvendo rodas de conversas, oficinas de decoração de quartos, palestras e atenção à saúde da criança. Além disso, realiza atividades culturais, competições esportivas e jogos educativos.
De acordo com coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente do Cabo, Nobélia Duarte, vem priorizar a primeiríssima infância, de 0 a 3 anos nas comunidades e no poder público através de mobilização social. “O direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 3 anos é prioridade na agenda do município, por isso teremos atividades nos serviços e espaços públicos e privados, para contribuir com um novo olhar em relação ao bebê e à criança pequena”, explicou.
Acompanhe a programação da Semana do Bebê:
- 25/05 – Abertura Solene, às 09h, no auditório do CAM
- 25/05 – Apresentação teatral e palestra – “Cuidados na Primeira Infância: Dever de todos”, às 13h, no CRAS de Ponte dos carvalhos (para mães, gestantes, pais, avós, familiares)
- 26/05 – Conversa com as mamães: Conhecendo seus direitos e do bebê e os cuidados na primeiríssima infância, as 13h, no CRAS de Jussaral
- 27/05 – Conversa com as mamães: Conhecendo seus direitos e do bebê e os cuidados na primeiríssima infância, as 09h, na casa do Mestre Goitá, Pontezinha.
- 27/05 – Oficina de decoração para o quarto do bebê: Faça você mesma! Às 14h, no CRAS  de Ponte dos Carvalhos
- 28/05 – Palestra “Construindo significados e desconstruindo estigmas no atendimento às crianças que tiveram seus direitos violados”, às 10h (primeira turma) e às 14h (segunda turma), no auditório da secretaria de educação, para profissionais do recanto da criança e das creches
- 28/05 – Atenção à saúde da criança – Curso de atualização em Puericultura, das 08 às 17h, no salão de reuniões do Restaurante Chácara, para enfermeiros da rede de atenção básica municipal
- 28/05 – Conversa com as mamães: Conhecendo seus direitos e do bebê e os cuidados na primeiríssima infância, às 13h, na Associação de moradores de Gaibu
- 29/05 – Conversa com as mamães: Conhecendo seus direitos e do bebê e os cuidados na primeiríssima infância, às 09h, no CRAS Vila Roca
- 29/05 – Conversa com as mamães: Conhecendo seus direitos e do bebê e os cuidados na primeiríssima infância, às 13h, no CRAS Charneca.
- 30/05 – Jogando pela primeira infância, torneio de futebol das crianças da escolinha de garapu, a partir das 08h, na quadra da escola modelo de garapu.
- 31/05 – Evento de encerramento, aberto ao público, com atividades de lazer para toda a família. A partir das 14h, no parque dos eucaliptos, em Ponte dos carvalhos.
SEMANA DO BEBÊ – A estratégia teve início no município de Canela, RS. Reconhecendo essa boa prática, o UNICEF sistematizou a metodologia da Semana do Bebê e está ajudando a promovê-la em centenas de municípios brasileiros. A mobilização já ultrapassou a fronteira do Brasil, chegando a países como Portugal, Argentina e Uruguai. Ao realizar a Semana do Bebê, cada município brasileiro contribui com o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada” – iniciativa do UNICEF e dos governos dos EUA, Índia e Etiópia, em apoio à estratégia Toda Mulher Toda Criança, da Assembleia Geral da ONU, lançada em 2010. Esse compromisso tem como objetivo acelerar os esforços dos governos e da sociedade de reduzir as mortes evitáveis de crianças de até 5 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Secom/ Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário