sábado, 2 de maio de 2015

Programa de Leitura é apresentado a professores da Rede Municipal

evento bagaco sme 012A Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho apresentou aos professores de linguagens do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, no último dia 29, o projeto ‘Minha cidade tem leitura, arte, cultura e emoção’, em parceria com a Editora Bagaço. A atividade foi organizada pela Coordenadoria de Linguagens do Ensino Fundamental Anos Finais e a Assessoria Especial da Secretaria.

evento bagaco sme 010Os professores receberam os primeiros materiais contendo a proposta do programa e os objetivos, o Caderno do Professor com proposta de atividades e um livro pedagógico para trabalhar a atenção do aluno. Em um diálogo com os educadores, os técnicos da Secretaria de Educação e da Editora Bagaço puderam explanar a parte teórica do projeto e lançar as primeiras ideias de como os docentes poderão utilizar plenamente o material nas aulas.
A proposta do programa é trabalhar as linguagens, seja a língua portuguesa, estrangeira e arte, de forma interdisciplinar com todas as outras áreas do Ensino Fundamental, de modo contextualizado com a cultura local e global. Dessa forma, será estimulada a leitura por prazer e a descoberta do mundo com fruição em várias possibilidades.
O projeto ‘Minha cidade tem leitura, arte, cultura e emoção’ também vai oferecer vários serviços para aprofundar essa imersão cultural como o palanque literário, duas culminâncias locais e uma regional, além de uma biblioteca itinerante com a presença de escritores locais.  Os autores escolhidos para o kit de leitura do aluno são todos nordestinos, José Teles, Jussar Rocha, Elita Ferreira, Lenita Costa, Betinho Montenegro, Rubem Rocha Filho e Maurício Melo Júnior.
evento bagaco sme 007A assessora especial da SME, Nelma Oliveira, avaliou positivamente a apresentação do projeto aos docentes. “A primeira formação foi muito positiva, havendo uma receptividade muito boa dos professores, com demonstração de apoio e disposição para trabalhar. E ressaltando que é um projeto sistematizado que conta com suporte contínuo da Secretaria e da editora, em visita às escolas”, destacou.
Para o coordenador da área de ensino de linguagens, Rosemberg Nascimento, o projeto traz inovações para o ensino de leitura no município. “A adesão foi muito grande e mostrou o interesse em trabalhar neste programa de leitura do município. No dia 13 de maio, já teremos as oficinas de leitura. Quantos as inovações do projeto teremos principalmente a questão do pertencimento da identidade local, com a história e artistas do Cabo”, enfatizou.
evento bagaco sme 008
Texto: Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz (SME)

Nenhum comentário:

Postar um comentário