A Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho apresentou aos professores de linguagens do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, no último dia 29, o projeto ‘Minha cidade tem leitura, arte, cultura e emoção’, em parceria com a Editora Bagaço. A atividade foi organizada pela Coordenadoria de Linguagens do Ensino Fundamental Anos Finais e a Assessoria Especial da Secretaria.
Os professores receberam os primeiros materiais contendo a proposta do programa e os objetivos, o Caderno do Professor com proposta de atividades e um livro pedagógico para trabalhar a atenção do aluno. Em um diálogo com os educadores, os técnicos da Secretaria de Educação e da Editora Bagaço puderam explanar a parte teórica do projeto e lançar as primeiras ideias de como os docentes poderão utilizar plenamente o material nas aulas.
A proposta do programa é trabalhar as linguagens, seja a língua portuguesa, estrangeira e arte, de forma interdisciplinar com todas as outras áreas do Ensino Fundamental, de modo contextualizado com a cultura local e global. Dessa forma, será estimulada a leitura por prazer e a descoberta do mundo com fruição em várias possibilidades.
O projeto ‘Minha cidade tem leitura, arte, cultura e emoção’ também vai oferecer vários serviços para aprofundar essa imersão cultural como o palanque literário, duas culminâncias locais e uma regional, além de uma biblioteca itinerante com a presença de escritores locais. Os autores escolhidos para o kit de leitura do aluno são todos nordestinos, José Teles, Jussar Rocha, Elita Ferreira, Lenita Costa, Betinho Montenegro, Rubem Rocha Filho e Maurício Melo Júnior.
A assessora especial da SME, Nelma Oliveira, avaliou positivamente a apresentação do projeto aos docentes. “A primeira formação foi muito positiva, havendo uma receptividade muito boa dos professores, com demonstração de apoio e disposição para trabalhar. E ressaltando que é um projeto sistematizado que conta com suporte contínuo da Secretaria e da editora, em visita às escolas”, destacou.
Para o coordenador da área de ensino de linguagens, Rosemberg Nascimento, o projeto traz inovações para o ensino de leitura no município. “A adesão foi muito grande e mostrou o interesse em trabalhar neste programa de leitura do município. No dia 13 de maio, já teremos as oficinas de leitura. Quantos as inovações do projeto teremos principalmente a questão do pertencimento da identidade local, com a história e artistas do Cabo”, enfatizou.
Texto: Ascom da SME/Cabo
Fotos: Jorge Luiz (SME)
Nenhum comentário:
Postar um comentário