segunda-feira, 25 de maio de 2015

Município inicia Semana do Bebê e oferece diversas atividades


Com o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da promoção e garantia dos direitos das crianças, em especial à primeiríssima infância (0 a 3 anos), a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta segunda-feira (25/05), a abertura da terceira edição da Semana do Bebê. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). A mobilização, de iniciativa do Instituto Camargo Corrêa (ICC) e da InterCement Brasil, terá programação até o próximo domingo (31). A Semana do Bebê no município é organizada pelas secretarias municipais de Programas Sociais, Saúde e Educação.
Na oportunidade, o secretário Municipal de Governo, Luiz Pereira, representando o prefeito Vado da Farmácia, ressaltou o significado da Semana do Bebê. “Essa mobilização social é fundamental para que possamos sensibilizar a população quanto à importância do cuidado com os bebês”, afirmou. “Nossa intenção é garantir que as crianças tenham seus direitos assegurados, não só na Semana do Bebê, mas por todo sempre”, acrescentou o secretário.
Segundo o superintendente do Instituto Camargo Corrêa, Jair Resende, a Semana do Bebê acontece em 17 municípios brasileiros. O intuito da mobilização é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 3 anos prioridade na agenda das cidades participantes. “É uma felicidade está aqui e poder conferir a organização deste evento, que reúne profissionais e a sociedade civil em prol da primeira infância”, disse Resende.
“O município vem investindo na infância com a atenção integral a esta faixa etária, que tem importância decisiva nos processos de aprendizagem. Acreditamos que esse é o melhor caminho para cuidar melhor das nossas crianças”, afirmou o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos.
Durante a solenidade, foi feita uma homenagem ao “bebê prefeito” de 2014, Guilherme Aciole, nascido no dia 26 de maio do ano passado, durante a Semana do Bebê. No evento, houve ainda uma palestra sobre a Rede Primeira Infância de Pernambuco, além das apresentações da Orquestra Alegria Meninos de Jussaral, literatura de cordel e a peça “Toda mãe é rainha. Todo bebê é real”, com Mateus e Catirina.
“Nós da Saúde iniciamos o cuidado com o bebê no acompanhamento pré-natal, que é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro, garantindo assim que a criança tenha condições de saúde para viver”, destacou o secretário de Saúde, Ricardo Marlon.
Na tarde dessa segunda (25), a comunidade de Ponte dos Carvalhos, recebeu uma palestra sobre os cuidados na primeira infância. A ação, que faz parte da programação da Semana do Bebê, aconteceu no Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) da localidade.
Confira a programação da Semana do Bebê:
(26/05) Terça-feira
13h às 15h – Roda de conversa com as mamães: Conhecendo seus direitos e do bebê e os cuidados na primeiríssima infância
Local: CRAS de Jussaral
( 27/05) Quarta-feira
9h às 17h – Conversa com as mamães: Conhecendo seus direitos e do bebê e os cuidados na primeiríssima infância
Local: Centro Cultura Mestre Goitá – Pontezinha
14h às 17h– Oficina de decoração para o quarto do bebê: Faça você mesma!
Local: CRAS de Ponte dos Carvalhos
(28/05) Quinta-feira
8h às 17h– Atenção à saúde da criança – Curso de atualização em Puericultura para enfermeiros da rede de atenção básica municipal
Local: salão de reuniões do Restaurante Chácara – Vila Social
9h às 11h – Conversa com as mamães: Conhecendo seus direitos e do bebê e os cuidados na primeiríssima infância
Local: Associação de moradores de Gaibu
10h às 12h | 14h às 16h – Palestra “Construindo significados e desconstruindo estigmas no atendimento às crianças que tiveram seus direitos violados” para profissionais do recanto da criança e das creches
Local: auditório da Secretaria de Educação – Centro
14h às 17h – Gincana: Todos Juntos pela Primeira Infância
Local: Escola-modelo Manoel Davi – Ponte de Carvalhos
(29/05) Sexta-feira
9h às 11h- Conversa com as mamães: Conhecendo seus direitos e do bebê e os cuidados na primeiríssima infância
Local: CRAS da Vila Roca
13h às 15h– Conversa com as mamães: Conhecendo seus direitos e do bebê e os cuidados na primeiríssima infância
Local: CRAS da Charneca
(30/05) Sábado
8h às 11h- Jogando pela primeira infância
Local: Escola- modelo Manoel Davi – Ponte dos Carvalhos
(31/05) Domingo
14h às 17h – Evento de encerramento (aberto ao público) com recreadores para crianças / Mateus e Catirina
16h – Ciranda com o tema: “Essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós”
Local: Parque dos Eucaliptos- Ponte dos Carvalhos

Texto: Amanda Falcão – Ascom da SMPS/Cabo
Fotos: João Barbosa – Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário