segunda-feira, 4 de maio de 2015

Prefeitura convida a população para fórum sobre o PME


Sem titulo (2)Fóruns Municipais vão discutir estratégias e metas do Plano Municipal de Educação
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho convida a população cabense para participar do Fórum sobre o Plano Municipal de Educação (PME), que acontecerá esta semana no auditório da Secretaria de Educação, situada no Centro. O fórum será dividido em três dias e iniciará nesta terça-feira (05/05), a partir das 8h, com o objetivo de discutir com a população a reelaboração do PME, traçando as metas e estratégicas para a educação do município visando aos próximos dez anos.
O primeiro dia está destinado aos cidadãos residentes nas Regionais 1 (8h) e 2 (13h). Poderão participar dirigentes, supervisores, pais, estudantes das escolas municipais, demais redes de ensino, representantes do poder municipal e da sociedade civil. Já o dia 6 está reservado para os professores das Redes Municipal de Ensino, Conselhos e Sindicatos. Por fim, no dia 07, estão convocados os cidadãos das regionais 4 (8h) e 3 (13h) que contempla o mesmo público das regionais 1 e 2, mais os integrantes da Secretaria da Saúde. A Secretaria de Educação salienta que caso alguém não possa comparecer no dia sugerido pela organização poderá comparecer nos outros dias normalmente.
Em junho de 2014, a presidência da República aprovou, sem vetos, o Plano Nacional de Educação (PNE) que apresenta 20 metas e diversas estratégias para a educação brasileira para os próximos dez anos. No artigo 8°, o documento estabelece que os municípios, estados e o governo federal, no prazo máximo de um ano, (re) elaborem seus Planos Municipais, Estaduais ou o Distrital em Consonância com o Federal.
Dessa forma, desde o segundo semestre de 2014, o município do Cabo empenha-se em reelaborar seu Plano Municipal de Educação (PME). Foi instituída uma comissão organizadora, composta por técnicos educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Sindicato dos Professores do Cabo (SINPC) e representantes dos estudantes a fim de dialogar com profissionais da educação, autoridades e sociedade civil as alterações no Plano vigente.
Durante o mês de março, a comissão de trabalho atual se reuniu com o objetivo de estudar o plano vigente e analisar os indicadores sociais e educacionais do município, pensando nos desafios para os próximos anos. Alguns questionamentos foram levantados, como “Qual o papel da escola até 2025?” e “Daqui a dez anos que tipo de cidadão você gostaria que tivesse no município?”. A partir daí, os grupos de trabalho reelaboraram as estratégias e metas do PME e discutiram com todos os membros da comissão possíveis alterações nas mesmas.
Em abril, houve diversas reuniões, sob a supervisão de Wesley Luis, da empresa Comunidade Educativa CEDAC, e da Gerência de Gestão Democrática a fim de elaborar o documento-base do PME que será discutido nos Fóruns Municipais de Educação que deve contar com ampla participação de todos os setores da comunidade local.
O secretário Municipal de Educação, Adelson Moura, avalia positivamente a proposta de realização dos fóruns. “O município do Cabo vive um momento importante na educação, visto que todos os cabenses poderão propor estratégias para as metas da educação local para o próximo decênio. É muito importante a participação de todos na construção do PME que trará benefícios para todos os níveis e modalidades de ensino”, frisou Moura. No dia 27 de maio, a partir das 8h, no Auditório Luiz Alves Lacerda (no loteamento Garapu), haverá uma audiência pública que tratará da versão final do documento-base.
A Secretaria Municipal de Educação fica localizada na Rua Vereador Severino Marques, s/n, Centro do Cabo. Contato: 3521-6732.
Texto: Ascom da SME/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário