segunda-feira, 18 de maio de 2015

Cabo promove a 3ª Semana da Luta Antimanicomial


A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho está realizando a 3ª Semana da Luta Antimanicomial. Com o tema “A Liberdade é Compulsória”, as atividades têm o objetivo de incentivar a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, de maneira a evitar o preconceito relacionado à condição de saúde de quem sofre com o transtorno. A iniciativa é da coordenação de Saúde Mental.
IMG-20150518-WA0065Durante toda a manhã desta segunda-feira (18/05), cerca de 50 pessoas, entre usuários, familiares e técnicos dos CAPS do Cabo participaram de um Passeato organizado pelo Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial de PE, junto com usuários de outros municípios. O Passeato aconteceu na Praça 13 de maio, no Recife.
De acordo com a coordenadora municipal de Saúde Mental, Danielle Moura, as ações têm como proposta refletir sobre a política de saúde mental na perspectiva da luta contra os manicômios, internações e na busca da estruturação e potencialização de uma rede substitutiva (CAPS, leitos integrais em Hospital geral, Residências Terapêuticas etc). “Queremos garantir um processo de reabilitação e reinserção social par todos os usuários da categoria”, explicou.
Confira a programação completa da semana:
- 19 e 20/05- Rodas de Diálogos nos CAPS, envolvendo usuários e familiares sobre a Reforma psiquiátrica e o movimento Antimanicomial.
- 21/05 – Exibição do Curta Metragem – “INTERNOS” e debate sobre o filme / Local: Auditório da FACHUCA, às 09h
- CURTA “INTERNOS” – O curta metragem é de autoria e produção do profissional Rede de Saúde Mental, Cleiton Costa, redutor de danos do Consultório de Rua do CAPS AD
Sinopse: Dentro de uma casa, uma mãe. Dentro de um filho, um transtorno. Dentro de uma família, sofrimento. O filme foi o trabalho de conclusão do curso em Cinema e Audiovisual na UFPE e venceu o FESTCINE (Festival de Curtas de PE) no final de 2014 na categoria melhor ficção e o Prêmio de Júri Popular na Mostra de Formação. Duração 20 minutos.
Texto: Samantha Rúbya– Ascom da SMS / Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário