terça-feira, 5 de maio de 2015

Campanha de vacinação contra gripe beneficia moradores dos engenhos

vacinacao gripe 2Dando continuidade a Pré-Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está levando a vacina para localidades de difícil acesso. Com a iniciativa do Posto de Saúde da Família de Suape, nessa segunda-feira (04/05) os moradores da Vila Cepovo foram beneficiados com a imunização.
A vacina está destinada a crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, mulheres puérperas (que acabaram de dar a luz) de até 45 dias, idosos, profissionais da área de saúde, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais de saúde, como diabéticos e obesos, por exemplo. O “Dia D” está marcado para o próximo dia 9 de maio e a campanha segue até o dia 22 do próximo mês.
De acordo com a enfermeira Lígia Leite, uma semana antes da Campanha Nacional uma equipe se desloca para estas áreas mais distantes no entorno de Suape para realizar as vacinas levando a saúde para mais perto da população. “Hoje estaremos no Sítio Areal e na Vila Nazaré, e amanhã na Vila de Águas Compridas e Loteamento Boto. Já na quinta-feira, será a vez do Engenho Tiriri receber a imunização”, comentou.
vacinacao gripe 1
“Esta forma de trabalho intensifica a consolidação da campanha e facilita a vida dos comunitários, para que eles não precisem se deslocar até o PSF e ajuda também a atingir a meta de 80% de toda a população”, finalizou Lígia.
A proteção é válida por um ano e reduz os gastos com internação e complicações com a doença. A imunização protege contra dois vírus da gripe comum e um da gripe H1N1. A pré-campanha serve para que as pessoas comecem a pensar e se protegerem antes do Dia D e, assim, atingir a meta disposta pelo Ministério da Saúde.
VACINA – Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já quem estiver com febre moderada ou grave deve esperar a melhora do quadro para poder ser vacinado.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário