quinta-feira, 5 de maio de 2016

Agentes de saúde e endemias recebem capacitação

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou, na terça-feira (03/05), uma capacitação destinada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e de Endemias (ACE’s). O objetivo é atualizar os profissionais para as ações de saúde do trabalhador, a implantação do Sistema Eletrônico do Ministério da Saúde (ESUS), a ampliação do cadastramento da população e residência dos cabenses e a inserção dos agentes de endemias nas Unidades de Saúde da Família.
A capacitação foi divida em seis encontros para atender todos os agentes do município. O primeiro aconteceu no auditório Padre Antônio Carlos Vander Velder, em Pontezinha, para os agentes do bairro. Entre os assuntos abordados, o gerente de Atenção Básica (GAB), Anderson Nunes, explicou passo a passo para o funcionamento correto do sistema eletrônico. “Com esta atualização, queremos garantir que nenhuma pessoa irá ficar sem atendimento relacionado à saúde por não obter cadastro, por exemplo”, explicou.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (Cerest), Rubenita Sobral, explicou como identificar doenças relacionadas ou agravadas pelo trabalho e como registrar este procedimento no sistema. “Nosso papel é incentivar a atenção básica a fazer as notificações necessárias, além de divulgar para os trabalhadores os serviços do Cerest”, disse.
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, Ricardo Alexandre, existe uma portaria do Ministério da Saúde que determina a inserção dos agentes de endemias nas equipes de saúde da família, para que seja realizado o trabalho em conjunto. “Os ACE’s estarão junto com os agentes comunitários como mais uma forma de atender a solicitação do ministério e garantir a qualidade do trabalho já bem executado por todos”, informou.
“Todos os profissionais de saúde devem passar por constante atualização, seja de sistema ou de procedimentos. Este é um dos cuidados que a gestão do prefeito Vado tem com a população cabense que resulta em cada dia melhorar o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde”, destacou o secretário da pasta, Gilson Cabral.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
05/05 – Escola Modelo Nova Era – Agentes USF Caçari; Loteamento Ilha; Manoel Vigia; Alto da Igreja.
10/05 – Escola Modelo Nova Era – Agentes USF Mangueira; Alto do Sol; Maruim; Alto dos Pires; Alto dos Índios; Santo Estevão.
11/05 – Auditório da Secretaria de Educação – Agentes da USF São Francisco I, II, III, IV; Sapucaia; Charnequinha I e II.
13/05 – Auditório da Secretaria de Educação – USF Bela Vista I e II; Torrinha; Malaquias; Loteamento Garapu; Vila Roca e Rosário.
24/05 – Escola Modelo da Charneca – USF Charneca I, II e III, Novo Hoirizonte; Pirapama.
26/05 – Escola Modelo Gaibu – USF Itapuama; Gaibu; Enseada dos Corais; Suape.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Foto: Arquivo SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário