quinta-feira, 19 de maio de 2016

Dia da Literatura Brasileira é celebrado com atividades no Cabo

Para celebrar o Dia da Literatura Brasileira, a Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, localizada no centro do Cabo de Santo Agostinho, realizou uma programação comemorativa nessa quarta-feira (18/05), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Houve uma exposição de livros de autores cabenses e ao longo do dia foram promovidas palestras com o professor e escritor Douglas Menezes e o escritor, historiador, professor e dramaturgo recifense Adriano Marcena.
Pela manhã, Douglas Menezes, membro da Academia Cabense de Letras, ministrou palestra com o tema Literatura e Música. À tarde, o escritor Natanael Lima apresentou o palestrante Adriano Marcena, que expôs sua visão sobre Literatura e a Diversidade Cultural. O autor tem dentre suas obras mais destacadas o “Dicionário da Diversidade Cultural Pernambucana”, publicado em 2011.

Acompanhada por uma plateia formada de professores de Linguagens e por alguns estudantes da Rede Municipal de Ensino do Cabo, a palestra ocorreu em forma de um diálogo descontraído. Adriano Marcena discorreu sobre o tema e destacou as diferenças entre o multiculturalismo e diversidade cultural – esta última política cultural foi implantada no Brasil através da assinatura da convenção da Unesco, em março de 2007.
Os professores acompanharam atentamente e também fizeram um contraponto expondo suas experiências práticas do cotidiano, no que diz respeito aos desafios e dificuldades na implementação da política de diversidade cultural. “É um grande desafio para a nossa sociedade conviver com as diferenças e diversidades, que se seguiu a um modelo de hegemonia e hierarquização cultural”, concluiu Marcena.
Ao final do dia comemorativo, os professores puderam dialogar pessoalmente com o escritor e também adquirir e conhecer alguns dos livros do autor, como: Mexendo o pirão: importância sociocultural da farinha de mandioca no Brasil Holandês (1637-1646), publicado em 2012.
DIA DA LITERATURA – O Dia da Literatura Brasileira é uma homenagem ao aniversário de um dos mais importantes autores do Romantismo Brasileiro, José de Alencar. José Martiniano de Alencar nasceu em 1 de maio de 1829, e ficou conhecido por ser o primeiro escritor brasileiro a retratar o seu país exatamente como ele era, ou seja, com os personagens típicos do Brasil, como o índio e a vida no sertão nordestino.

Texto: Diego Lós – Ascom da SME/Cabo
Fotos: Rosemberg Nascimento (SME)

2 comentários:

  1. Agradecemos a equipe de comunicação da Secretária de Educação. A comemoração do Dia da Literatura brasileira é mais uma iniciativa que visa a promoção e o incentivo à leitura dos nossos alunos da Rede Municipal de Ensino.

    ResponderExcluir
  2. Obg João pela divulgação. Abç amigo!

    ResponderExcluir