quarta-feira, 25 de maio de 2016

Saúde Mental do Cabo realiza curso sobre Matriciamento em Rede

IMG-20160523-WA0050Profissionais de saúde do Cabo de Santo Agostinho participaram, nessa segunda-feira (23/05), da Formação dos Profissionais de Saúde Mental com o tema “Matriciamento em Rede”. A oficina foi ministrada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do município (Fachuca), no bairro da Destilaria, e teve como facilitadoras a ativadora do Ministério da Saúde, Rita Acioli; e a gerente de saúde mental de Pernambuco, Thamires Cabral.
IMG-20160523-WA0052Cerca de 25 profissionais participaram do curso de Matriciamento ou apoio matricial, que será dividido em seis temas e visa um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
De acordo com a coordenadora de saúde mental do Cabo, Danielle Moura, a ideia é criar um grupo permanente para potencializar os processos da saúde mental junto com as equipes de estratégia da saúde básica do município. “O objetivo é que no final de todo o curso possamos fechar uma proposta e capacitar esses profissionais para que cheguem aos PSF’s (postos de saúde da família) e possam fazer atendimentos na própria localidade que atuam”, explicou.
IMG-20160523-WA0048O curso será dividido em seis módulos:
– Intervenção com famílias/(Projeto Terapêutico Singular) PTS e Trabalho em rede;
– Técnica Grupal para a realidade do PSF e Terapia Comunitária;
– Genograma e Ecomapa;
– Pscofármacos/Uso Abusivo de Benzodiazepínicos/ Manejo da abstinência
– Rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social)
– Noções sobre Atenção Básica e estratégia da família.
SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL – A Secretaria de Sáude realizou, nessa segunda-feira, uma palestra sobre saúde mental e acolhimento a usuários em Pronto Atendimento. A atividade aconteceu na UPA do município, na Cohab, e fez parte da Semana da Luta Antimanicomial. Cerca de 25 pessoas participaram do encontro. A palestra teve o objetivo de orientar, atualizar os profissionais de saúde e sanar dúvidas para o tratamento aos usuários.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário