segunda-feira, 16 de maio de 2016

Cabo realiza I Fórum Municipal da Mulher Idosa

seminario-mulher-idosa-fotojoaobarbosa (4)Com o tema “Mulher idosa: empoderamento e seus entraves”, a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, promoveu na última sexta-feira (13/05) a primeira edição do Fórum Municipal da Mulher Idosa. O encontro aconteceu no auditório Luiz Alves Lacerda, da escola-modelo de Garapu.
O fórum contou com a presença de líderes e mulheres integrantes dos grupos de pessoas idosas do município, que puderam assistir à uma palestra ministrada pela coordenadora do Centro Integrado de Pesquisa do Idoso (CIAPI) e membra do Conselho Estadual da pessoa idosa, Paula Regina.
Paula levantou questões relativas aos entraves para o empoderamento da mulher idosa e junto com o público presente discutiu meios de enfrentar às dificuldades encontradas. “É preciso resgatar a autonomia das mulheres idosas. Os entraves estão presentes desde o convívio familiar até o social”, disse. “É necessário desenvolver a autonomia de pensamento para tomar decisões nas questões relativas às políticas públicas, assim como melhorar a autoestima e não permitir que a idade seja um impedimento para as relações sociais”,enfatizou.
seminario-mulher-idosa-fotojoaobarbosa (1)Para Angelina Luz, 65 anos, os encontros são importantes para que o segmento possa se informar e discutir meios para a melhoria da qualidade de vida das mulheres idosas. “Acho importante que haja espaços de diálogo como esses, pois na nossa faixa etária não temos acesso limitado a muitas informações. Hoje temos aqui a oportunidade de ficar mais bem informadas e maneiras de melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, em especial as mulheres”, avaliou.seminario-mulher-idosa-fotojoaobarbosa (2)
O gerente de Proteção Social Básica do município, Ricardo Veríssimo, ressaltou que o Fórum foi realizado com a proposta de empoderar as mulheres idosas do município. “Existe uma preocupação da gestão em fortalecer o público feminino do segmento da pessoa idosa. Temos buscado atuar de forma integrada com os grupos e ligados a este segmento no município, assim como com o Conselho Municipal de defesa dos direitos da Pessoa Idosa, no sentido de melhorar a qualidade de vida deste público”, destacou.
A secretária Andréa Galdino (Programas Sociais e da Mulher) reafirmou que o compromisso da gestão municipal é proporcionar o empoderamento e autonomia dos usuários da política de assistência social como um todo, sobretudo das mulheres idosas que, a partir das discussões no Fórum, passam a valorizar suas habilidades e competências.
Texto: Jaqueline Mota- Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário