quinta-feira, 19 de maio de 2016

Programa de Arborização é lançado no Cabo



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesta quinta-feira (19/05), o lançamento oficial do programa “Cabo Mais Verde”, iniciativa que visa promover mais responsabilidade ambiental entre os moradores nas áreas rurais e urbanas do município. O evento aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha. A organização é da Secretaria Executiva de Meio Ambiente. A população poderá participar ativamente, indicando locais para o plantio de mudas e sendo cuidadora das árvores.
O programa, que tem como proposta fortalecer a parceria entre a prefeitura e a comunidade, foi apresentado à sociedade com o objetivo de incentivar a arborização no município de forma dinâmica e integrada com a participação de todos os cabenses. Na ocasião, um vídeo foi exibido para apresentar o balanço dos plantios já realizados no município nos últimos três anos, incentivando novos plantios de forma consciente. De 2013 a 2016, foram plantadas mais de 240 mudas em várias regiões do município, com participação de estudantes da rede municipal de ensino e de moradores.
Promovendo ao cidadão mais responsabilidade ambiental, o Cabo Mais Verde surge da conscientização de que uma boa arborização é essencial à qualidade de uma cidade. “Já dávamos suporte a quem buscava orientação na Secretaria para plantar mudas, então o programa surge a partir dessa necessidade de criamos um departamento voltado especialmente para este trabalho, dando mais atenção e amplitude ao projeto. Além disso, estaremos fazendo contato com instituições de ensino para promover ações que incentive mais parcerias com o programa”, destacou o secretário Executivo de Meio Ambiente, André Morais.
No lançamento, o momento de distração ficou por conta da personagem Catirina (de Mateus e Catirina) que, através de uma encenação educativa sobre a importância do cuidado com a árvore, divertiu os convidados ao mesmo tempo em que os conscientizava sobre o assunto. Arthur Lima, aluno do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), enfatizou a importância de participar do evento. “Enquanto estudante me sinto privilegiado de presenciar algo tão importante e tão legal para o ambiente no município, é um incentivo muito grande para mim e para os meus colegas de turma”, disse.
Representando o prefeito Vado da Farmácia, o secretário Municipal de Governo, Moisés Xavier, falou sobre a recuperação do meio ambiente no município. “O desenvolvimento que o município teve nos últimos anos, especialmente com a implantação do Complexo de Suape, ocasionou alguns impactos ambientais, por isso a Prefeitura tem realizado ações como estas, para recuperar o bom aspecto ambiental na cidade”, destacou. O superintendente de Controle Urbano, Edmilson Dutra, também prestigiou o evento. “Estas ações fortalecem o compromisso da sociedade com o meio ambiente, por isso devemos dar continuidade a este projeto lembrando que o futuro da arborização da cidade depende de nós”, enfatizou.
No final, sete mudas de Pau Brasil foram simbolicamente doadas pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente aos colaboradores e representantes das instituições e entidades presentes, como forma de agradecimento à parceria na execução do projeto.
Prestigiaram o lançamento do programa representantes do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Cabo; do Convida Suape, da Lanxess, além de  estudantes do IFPE, servidores municipais, integrantes de ONGs, associações ambientais, guardas ambientais e agentes de saúde.
COMO PARTICIPAR – Os interessados em colaborar com a iniciativa devem se cadastrar na Secretaria Executiva de Meio Ambiente, localizada no Centro Administrativo (CAM). Após o cadastro, um técnico da área fará uma visita ao local indicado para o plantio e estudará o ambiente para identificar qual o tipo de árvore é mais adequada para a área. A secretaria disponibilizará ainda uma equipe composta por um engenheiro florestal, e dois auxiliares ambientais, um veículo, e mudas de diversas espécies para realizar o plantio nas áreas verdes, praças, parques e jardins do município. O órgão ainda realizará o plantio e o morador assumirá o compromisso de cuidar da árvore. A Secretaria ainda irá fazer o monitoramento dos plantios. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3521-6681.

Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário