quinta-feira, 19 de maio de 2016

Caminhada marca Dia de Combate à Exploração de Crianças no Cabo



Com o tema “Quem se cala também violenta”, a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho, promoveu nessa quarta-feira (18/05) uma grande caminhada em alusão ao Dia D de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Moradores de diversas comunidades do município se uniram para caminhar da Praça do Jacaré até o pátio da estação ferroviária, no Centro, buscando sensibilizar a população para o enfrentamento à violência sexual infantil.
Recreadores e percussionistas fizeram a animação do Público durante todo o trajeto. Com palavras de ordem, o grupo pediu um basta nos abusos sexuais sofridos por crianças e adolescentes nas diversas esferas da sociedade. Eles também entregaram panfletos informativos.
Já no pátio da estação ferroviária, segmentos envolvidos na luta puderam apresentar os números da violência sexual no Brasil e dar orientações para que a população denuncie os casos identificados acionando os conselhos tutelares ou a central de atendimento pelo Disk 100. Ao final, adultos e crianças formaram uma grande ciranda embalada pelo grupo de percussão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O fiscal de tráfego Valdiley Santos, 31 anos, acredita que é muito importante promover ações de conscientização sobre o assunto. “Como pai, acho muito importante garantir a segurança das crianças. Infelizmente muitos casos absurdos de abuso acontecem até mesmo dentro de casa e passam despercebidos. É preciso orientar a população para identificar e denunciar”, destacou.
Comerciante, Maria Lucia, 56 anos, falou que o tema é muito relevante e precisa ser discutido. “Acho muito importante e belo esse trabalho que está sendo realizado para alertar a população. Sempre vemos na televisão e nos jornais casos de violência contra as crianças, às vezes por pessoas da própria família, e seria muito bom não ver mais isso acontecer”, disse.
“Enquanto gestão municipal, estamos em parceria com o Conselho Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente promovendo esta campanha, buscando convocar e mobilizar a população no sentido de erradicar esse tipo de violência”, informou a secretaria municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino.
Para a gerente de Proteção Social Especial, Marília torres, é necessário que a população atue de maneira ativa. “Queremos chamar a atenção da população para que não venha se omitir diante do assunto. Pedimos a todos que denunciem e sejam atores na proteção das nossas crianças e adolescentes”, enfatizou. “O trabalho realizado no município, é justamente no sentido de trabalhar a prevenção través do fortalecimento dessa rede de combate ao abuso e exploração sexual infantil”, acrescentou.

Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário