quarta-feira, 25 de maio de 2016

Saúde cria grupo de autocuidado para pacientes com hanseníase

AutoCuidado_Hanseniase05RandyAugustoA Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciou, nesta terça-feira (24/05), as atividades do primeiro grupo de autocuidado para pacientes com hanseníase. A ação, que aconteceu no Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza (CTA), no Centro, tem parceria com a entidade Morhan e da UPE, e é uma iniciativa da coordenação de Hanseníase.
AutoCuidado_Hanseniase02RandyAugustoO encontro acontecerá mensalmente. Nesta primeira atividade, cerca de 15 pacientes foram orientados quanto a hidratação da pele, cuidado com os olhos, entre outras dicas. A cada reunião um tema específico será abordado para que os pacientes tirem dúvidas e saibam dos benefícios sociais que têm direito.
De acordo com a coordenadora de Hanseníase do Cabo, Vanessa Carneiro, alguns medicamentos provocam ressecamento da pele e rachadura nos pés. Com isso, os cuidados com a pele devem ser cautelosos e constantes. “Os participantes receberam um kit com protetor solar, boné, luva e informações sobre a doença. É uma forma de evitar acidentes e idas à emergência. É mais uma forma que a gestão encontrou de melhorar a qualidade de vida e evitar a incapacidade desses cabenses”, explicou.
IMG-20160524-WA0011Para a terapeuta ocupacional Rebeca Buarque, a ideia é tirar dúvidas e estabelecer sempre um tema novo nos encontro, além de debater sobre a vida social, preconceito, família e trocar experiências. “É um grupo aberto e permanente que vai proporcionar um bem estar ainda maior para estes pacientes”, disse.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Randy Augusto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário