terça-feira, 10 de maio de 2016

Cabo realiza ações de combate à exploração sexual de crianças

ABUSO INFANTL - POST 2O dia 18 de maio foi instituído como o dia “D” de Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Buscando dar ênfase ao assunto, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Programas Sociais (SMPROS), está intensificando suas ações e durante todo o mês de maio vai promover atividades ligadas ao tema. Serão promovidas palestras, rodas de conversas, discussões intersetoriais e diálogo com diferentes esferas do governo e poder judiciário, além de duas grandes caminhadas.
A primeira caminhada acontecerá no dia 18 de maio, a partir das 14h, com o tema “Quem se cala também violenta”, saindo da Praça do Jacaré e percorrendo pelas principais ruas e avenidas do Centro do Cabo.  A segunda caminhada acontecerá no dia 27 de maio, desta vez no distrito de Ponte dos Carvalhos, com concentração e saída da Praça em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), às 14h.
A gerente de Proteção Social Especial da SMPROS, Maríllia Torres, explica que as ações de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes acontecem de forma contínua em todo o município, mas são intensificadas durante o mês de maio com a proposta de voltar a atenção da população para o tema. “Em nosso município, o Programa Novo Sentido realiza as ações estratégicas de prevenção a esse tipo de violência e atendimento direto às crianças e famílias vitimadas encaminhadas pelos conselhos tutelares e por demanda espontânea”, explicou.
Maríllia também destacou que todos os anos, em maio, quando acontece o Dia “D” de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura do Cabo tem montado uma programação com o objetivo de intensificar as discussões relacionadas à temática. “Teremos atividades descentralizadas em todo o município, em que contamos com a participação da população e dos atores que consideramos importantes no processo de fortalecimento da rede de combate”, acrescentou ela.
Para a secretária Municipal de Programas Sociais, Andréa Galdino, o trabalho de mobilização é importante para o empoderamento da população. “Faz-se necessário convocar a sociedade no sentido de participar da campanha e proteger nossas crianças e adolescentes, bem como estimular a denúncia para a responsabilização dos autores”, ressaltou.
Confira a programação do Maio de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes:
 – 13/05
9h – Roda de diálogo no CRAS/praias com a participação da equipe da SMPROS, famílias referenciadas e população em geral

– 17/05
8h- Palestra sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes nos serviços de transporte.
Local: Cooperativa de Taxis do Cabo (Coopertaxi) – Localizada na Rua Manoel Queirós da Silva, nº 2

8h – Palestras com gestores escolares da rede municipal de ensino.
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Vereador Severino Bezerra Marques, s/n, Centro do Cabo

– 18/05
14h – Grande Caminhada, com o tema “Quem se cala também violenta”
Local: Centro do Cabo – Concentração e saída da Praça do Jacaré.

– 21/05
9h – Panfletagem e adesivação em Gaibu
Concentração e saída da Praça das artes em Gaibu

 – 27/05
14h – Grande caminhada, com o tema “Quem não denuncia também violenta”
Local: Distrito de Ponte dos Carvalhos – concentração e saída do CRAS, localizado na Avenida Diomedes Ferreira de Melo, s/n.

– 28/05
9h – Dia de cooperar – ação social promovida pela Cooperativa de Transporte Complementar do Cabo (Coopertrans).
Local: Distrito de Ponte dos Carvalhos, na Escola-modelo Padre Reginaldo Loreto, Nova Era.

– 31/05
9h – Panfletagem e adesivação em Jussaral
Concentração e saída da Praça Manuel Alves Pessoa


Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário