segunda-feira, 2 de maio de 2016

Pescadores tradicionais ganham ponto de apoio na Praia do Paiva

Projeto_Caicara_Reserva_do_Paiva (7)Pescadores do Cabo de Santo Agostinho tem mais um motivo para comemorar. A Prefeitura Municipal firmou parceria com a Associação Geral da Reserva do Paiva e a Colônia de Pescadores Z8, para criar um ponto de apoio para a prática da pesca artesanal na região e inauguraram, na sexta-feira (29/04), o Rancho Pesqueiro. A ação conta ainda com o apoio do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) que dará o suporte nas ações de empreendedorismo, de engenharia de pesca e no fortalecimento da identidade caiçara. Projeto_Caicara_Reserva_do_Paiva (8)
O espaço, que fica localizado em área pública municipal vizinha a Praça do Paiva no Loteamento Reserva do Paiva, servirá de abrigo para as embarcações, armazenamento dos pescados e depósito para os instrumentos de trabalho dos pescadores, tais como: redes de pesca, anzóis e motores para fazer a transferência das jangadas até o mar. Além disso, todas as embarcações passaram por um processo de restauração. O projeto teve início em 2013, com a realização de um diagnóstico no local, visando propor ações para atender as reivindicações dos pescadores artesanais da melhor maneira.
O grupo, que é formado por 22 pescadores, mostrou-se bastante satisfeito com a conquista. O pescador e artesão José Marcos, comentou que é morador da praia há mais de 50 anos e vê a chegada dos novos moradores da Reserva do Paiva como uma mudança positiva. “Agora com a caiçara vamos poder guardar os nossos materiais de trabalho e com organização vamos poder oferecer os peixes com melhor qualidade para os nossos clientes”, disse.
Projeto_Caicara_Reserva_do_Paiva (5)O secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Arthur Albuquerque, esteve na inauguração representando o prefeito Vado da Farmácia e reforçou a importância da realização de mais uma parceria da gestão municipal com a Associação da Reserva do Paiva e a Colônia de Pescadores. “Parcerias como esta visam fortalecer as comunidades tradicionais caiçaras atuantes e ampliar a geração de renda e o valor agregado dos produtos da pesca artesanal, podendo ser replicadas como exemplo positivo para o surgimento de outras iniciativas de responsabilidade social”, destacou Arthur.
Projeto_Caicara_Reserva_do_Paiva (4)“A ideia da caiçara pesqueira é oferecer condições dignas para que esses grupos de pescadores possam desenvolver melhor o seu trabalho e se sentir valorizados, além de contribuir na preservação do meio ambiente”, comentou o gestor da associação da Reserva do Paiva, Gabriel Belmont. De acordo com a socióloga do IADH, Adriana Franco, os próximos passos da Agenda Positiva da Pesca é continuar o processo de formação para os pescadores promovendo encontros e palestras a fim de melhorar a produção e comercialização dos frutos do mar.

Texto: Erika Freitas – repórter estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário