quarta-feira, 11 de maio de 2016

Cabo promove 4ª Semana da Luta Antimanicomial

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vai realizar, entre os dias 11 e 20 de maio, a 4ª Semana da Luta Antimanicomial, em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no próximo dia 18. Com o tema “Avançar sempre, retroceder jamais!”, as atividades têm por objetivo debater e incentivar a população para humanizar a assistência aos usuários, de maneira a evitar o preconceito relacionado à condição de saúde de quem sofre com o transtorno. A iniciativa é da coordenação de Saúde Mental do município em parceria com o Movimento Estadual da Luta Antimanicomial.
O seminário de abertura da Semana Estadual será realizado no auditório da Fafire, no Recife, e terá a participação de Roberto Tykanori, coordenador de saúde mental de São Paulo, e Priscila Gadelha, representante do Coletivo antiproibicionista. O evento começa às 13h. Além de seminários, a população poderá participar de oficinas, Cine debate, assembleia de usuários e oficinas com familiares.
De acordo com a coordenadora municipal de Saúde Mental, Danielle Moura, as ações buscam refletir sobre a política de saúde mental cabense contra os manicômios, internações, buscando sempre a estruturação de uma rede substitutiva (CAPS, leitos integrais em hospital geral, residências terapêuticas etc). “Iremos lutar sempre para garantir o melhor processo de reabilitação para todos os usuários”, explicou.
“A programação conta com atividades realizadas pela Secretaria de Saúde e do movimento estadual, com o intuito de trabalhar em parceria também com outros municípios como mais uma forma de realizar um bom trabalho para um tratamento digno e humanizado”, disse o secretário de saúde, Gilson Cabral.
Confira a programação completa da semana:
– 11/05- Seminário de abertura da Semana Estadual. Local: Fafire, às 13h
– 12/05 – Assembleia de usuários e usuárias. Local: Praça do Derby, às 08h;
– 13/05 – Oficina de geração de rendas e economia solidária| Oficina com familiares sobre controle social. Local: Coordenação da mulher de Camaragibe, às 09h.
– 16/05 – Seminário 18 de Maio – Vozes por liberdade: a democracia é antimanicomial – O protagonismo da Rede de Saúde mental do Cabo. Local: Auditório do CAM, às 13h30.
– 18/05 – Participação do ato público estadual. Local: Praça do Derby, às 08h.
– 20/05 – Cine Debate: “Dá pra fazer”. Local: Auditório da Fachuca, às 09h.

Texto: Samantha Rúbya– Ascom da SMS / Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário