sexta-feira, 20 de maio de 2016

Palestra sobre trabalho infantil e violência é realizada no SCFV Bom Conselho

bom conselho 1Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Loteamento Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, participaram nessa quinta-feira (19/05) de uma palestra sobre exploração do trabalho infantil e violência psicológica. Para falar sobre o assunto, esteve presente a equipe técnica do Programa Novo Sentido, da Secretaria Municipal de Programas Sociais.
bom conselho 2Buscando orientar os usuários do SCFV, as técnicas sociais do Programa Novo Sentido falaram sobre os prejuízos à vida escolar, social e psicológica acarretados pela exploração do trabalho infantil, e dos direitos assegurados a crianças e adolescentes. Também durante o encontro foi falado sobre as violências física e psicológica sofridas por crianças.
Usuária do SCFV, Wevelyn Suelen, 12 anos, assistiu a palestra e falou sobre o que pensa em relação ao trabalho infantil. “Criança precisa brincar, estudar e se divertir, e não ser forçada a trabalhar. Achei muito importante esse trabalho falando sobre esse assunto”, avaliou. Maria Eduarda, 11 anos, também gostou de participar da atividade. “Acho errado os pais colocarem seus filhos menores de idade para trabalhar”, disse.
bom conselho 3A técnica social do Programa Novo Sentido, Luana Durval, explicou que a violência psicológica e física, assim como a exploração do trabalho, é crime, e deve ser erradicada. “Sentimos a necessidade de abordar os temas, pois os casos de exploração do trabalho e a violência física e psicológica contra essas crianças, infelizmente ainda são muito comuns. Hoje trouxemos pra eles orientações sobre os direitos que lhe são assegurados e como agir quando esses direitos forem violados”, informou. “Crianças que sofrem violências físicas e psicológicas geralmente se isolam do convívio social, e tendem a reproduzir o comportamento do agressor. O que buscamos é erradicar esses casos através da informação e prevenção”, ressaltou.
Texto: Jaqueline Mota – Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Arquivo SCFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário