segunda-feira, 30 de maio de 2016

Ponte dos Carvalhos recebeu caminhada contra violência sexual infantil



As ações de combate à violência sexual infantil estão sendo intensificadas durante todo o mês de maio no Cabo de Santo Agostinho. Com a proposta de chamar a atenção para o tema, o distrito de Ponte dos Carvalhos recebeu na última sexta-feira (27/05) uma grande caminhada. O ato foi coordenado pela Secretaria Municipal de Programas Sociais, em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Com o tema “Quem se cala também violenta”, representantes dos diversos segmentos engajados na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes formaram um grande cortejo, que seguiu do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) à Praça do Eucaliptos. Pernas de pau, recreadores e a banda Mayrê do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município, fizeram a alegria dos caminhantes durante o trajeto, unidos para alertar a população sobre a importância de denunciar os casos de abuso aos conselhos tutelares ou pelo disque-denúncia nacional, o Disque 100.
“Recentemente o Brasil foi impactado por um caso bárbaro de estupro contra uma adolescente. Além disso, as estatísticas apontam que, a cada 11 minutos, uma pessoa é violentada no país, e parte dessa violência é praticada contra crianças e adolescentes. É preciso emprestar a nossa voz para conscientizar a população, no sentido de combater esse tipo de crime”, informou a secretária de Programas Sociais e da Mulher, Andréa Galdino.
A gerente de Proteção Social Especial, Marília Torres, ressaltou que a rede de proteção ao público infantil atua de forma contínua no município, que conta com o Programa Novo Sentido, voltado para o atendimento à vítimas de abusos sexuais, além de um trabalho conjunto com conselhos, serviços e demais atores envolvidos no enfrentamento ao problema. “Esta caminhada é um alerta para a população, para que a rede de proteção às nossas crianças seja ampliada. Nossa proposta é tornar pública essa luta e instruir a população sobre os serviços oferecidos e maneiras de combater o abuso infantil”, disse ainda.
O presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carlos Antônio, falou sobre o trabalho realizado em parceria com a gestão municipal. “O 18 de maio de combate à violência sexual infantil é uma data muito importante para todo o país, e o Cabo não poderia ficar de fora. Estamos desde o início do mês de maio com ações descentralizadas em todo o município nesta parceria com a Secretaria de Programas Sociais. As ações estão sendo intensificadas durante este mês, mas são contínuas. O nosso objetivo é erradicar esse mal”, informou.
A comerciante Júlia Graciele, acompanhou a passagem da caminhada no distrito de Ponte dos Carvalhos, e avaliou o ato de forma positiva. “Fico até sem palavras quando penso no assunto. Tenho uma filha e nem posso imaginar uma situação como esta. É muito importante esta caminhada para que as pessoas tomem consciência e não permitam que esses crimes aconteçam”, comentou.
18 DE MAIO – No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
Texto: Jaqueline Mota –Repórter estagiária da SMPROS/Cabo
Fotos: Roque de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário