quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cadastro de doadores de medula óssea acontece sexta-feira no Cabo

medula-osseaA Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho convida a população para participar nesta sexta-feira (06/05), do cadastramento de doadores de medula óssea para atualizar o banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do município, Hemope, Projeto Amigos Solidários e Conselho de Pastores.
A ação acontecerá na Escola José Alberto de Lima (Caic), localizada no Centro, das 09h às 14h30, e tem por objetivo buscar pessoas para atender a demanda de pacientes que se encontram no Redome à espera de um transplante, além de fortalecer o banco de dados, diversificar o perfil genético dos doadores do Estado e incluir o município no projeto.
De acordo com a enfermeira da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), Gabriela Siqueira, qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde pode participar. “Os candidatos à doação assinam um termo de consentimento para doar, e o ideal é tirar todas as dúvidas antes da assinatura”, explicou.
“Estamos caminhando juntos com o apoio da Secretaria de Saúde para fazer uma bela campanha e incentivar ao máximo os moradores cabenses sobre a importância da doação”, disse o idealizador do Amigos Solidários, Thiago Caribé.
13174097_507946222663497_1588416524260842847_nO secretário de Saúde do Cabo, Gilson Cabral, falou da importância do apoio que a gestão deve prestar a esse tipo de ação. “A chance de encontrar uma medula compatível entre irmãos é de 25%, e entre pessoas que não são parentes pode chegar de 1 em 100.000. Devemos ter um olhar mais cuidadoso em prol da solidariedade”, destacou.
Para a doação é coletada uma amostra de sangue para testes de histocompatibilidade (HLA). É indispensável levar um documento original com foto, ter o conhecimento do número do CPF e levar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), se possuir.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário