A ação acontecerá na Escola José Alberto de Lima (Caic), localizada no Centro, das 09h às 14h30, e tem por objetivo buscar pessoas para atender a demanda de pacientes que se encontram no Redome à espera de um transplante, além de fortalecer o banco de dados, diversificar o perfil genético dos doadores do Estado e incluir o município no projeto.
De acordo com a enfermeira da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), Gabriela Siqueira, qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde pode participar. “Os candidatos à doação assinam um termo de consentimento para doar, e o ideal é tirar todas as dúvidas antes da assinatura”, explicou.
“Estamos caminhando juntos com o apoio da Secretaria de Saúde para fazer uma bela campanha e incentivar ao máximo os moradores cabenses sobre a importância da doação”, disse o idealizador do Amigos Solidários, Thiago Caribé.
Para a doação é coletada uma amostra de sangue para testes de histocompatibilidade (HLA). É indispensável levar um documento original com foto, ter o conhecimento do número do CPF e levar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), se possuir.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário