quinta-feira, 12 de março de 2015

Cabo realiza ações alusivas à Semana de Luta contra a Tuberculose

acao tuberculoseEm alusão à Semana Mundial de Tuberculose, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou esta semana diversas ações voltadas ao tema. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde. Nessa terça-feira (10), os profissionais da Rede de Saúde Mental do município participaram de uma capacitação no auditório da Secretaria Municipal de Educação com palestras em grupos de atendimento. Os profissionais dos Caps AD e Atitude realizaram uma roda de debates para retirar dúvidas e obter informações para o tratamento da doença.
acao tuberculose 2Já nessa quarta-feira (11), a ação de tuberculose beneficiou usuários e familiares que estão mais vulneráveis à infectologia. Cerca de 50 pacientes participaram da ação no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e no Projeto Atitude.
De acordo com a coordenadora das Políticas de Tuberculose e Hanseníase do Cabo, Vanessa Carneiro, estas ações foram de extrema importância para o fortalecimento do combate à doença. “O feedback foi bastante positivo, já que sanamos as dúvidas e fizemos algumas orientações”, explicou.
Vanessa informou ainda que a tuberculose tem cura e que a melhor forma de prevenção é através da multiplicação da informação. “A Secretaria Estadual de Saúde elegeu esta semana para trabalhar a doença e, com isso, estamos intensificando a importância da prevenção”, finalizou.
DOENÇA – Causada pelo Bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infectocontagiosa cuja bactéria afeta principalmente o pulmão, podendo afetar ainda meninges (membrana que envolve o cérebro), ossos e rins. Em casos de tosse persistente há mais de três semanas o usuário deve fazer o exame de escarro em qualquer posto de saúde. A doença tem cura, o tratamento é oferecido gratuitamente pelo município e tem duração de seis meses.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário