segunda-feira, 23 de março de 2015

Equipe do PSF de Itapuama realiza ações contra DST's na Praia de Xaréu

Equipe do PSF de Itapuama realiza ações contra DST’s na Praia de Xaréu
A equipe do Posto de Saúde da Família de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, realizou, na última sexta-feira (20/03), diversas atividades focando as doenças sexualmente transmissíveis, DST’s / AIDS). A ação foi realizada na Praia de Pedra do Xaréu e contou com a participação de 50 pessoas. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência de Atenção Básica.
 
xareu1Na ação, moradores e turistas puderam realizar o teste rápido para HIV e Sífilis e foi realizada a distribuição de 350 preservativos. Além disso, houve palestra sobre diversos tipos de DST’s, com o Dr. Mário Correia. Nos casos reagentes, os pacientes foram encaminhados para tratamento adequado. Na atividade, trabalharam sete profissionais de saúde, incluindo médico, enfermeira, técnico de saúde e agentes de saúde.
 
Para a enfermeira responsável pela ação, Jociele Santos, através do teste rápido é possível realizar o diagnóstico precoce e produzir impactos positivos. “É importante que o paciente saiba que está infectado, isso possibilita um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida de todos”, explicou.

xareu2
 
Jociele informou ainda sobre a importância dos métodos preventivos. “As melhores formas da prevenção às DST/aids ainda é a informação e a adesão de práticas seguras na vida sexual. A população sexualmente ativa no país ainda precisa de informação prática acerca do uso do preservativo, dos métodos seguros na prevenção de DST’s/Aids e do não compartilhamento de seringas, agulhas e outros materiais perfuro-cortantes”, enfatizou.

 
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/ Cabo
Fotos: Arquivo SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário